4 dicas para promover um negócio pela fachada

É por meio da fachada que a maioria dos consumidores têm um primeiro contato com as lojas ou empresas. Muitas vezes os empreendimentos atraem os transeuntes, devido às fachadas bem elaboradas e executadas com materiais e serviços de qualidade.

Por isso torna-se essencial para qualquer empreendimento o cuidado especial com a fachada do imóvel que irá abrigar o negócio.

Ao estabelecer boa comunicação externa, com elementos harmoniosos, convidativos e que transmitam a identidade da loja ou empresa, aumentam as chances de transformar um pedestre, motorista ou passageiro em futuro cliente.

Qual é a importância da fachada para comércios e empresas?

A arquitetura da fachada é ainda mais importante para negócios de pequeno e médio porte. Eles geralmente contam com menos verba para publicidade e, nesses casos, é necessário explorar ao máximo o marketing no ponto de venda. Para isso, uma fachada bem produzida, limpa e atraente é imprescindível.

O investimento é essencial porque o consumidor, muitas vezes, forma uma primeira impressão sobre o negócio através da fachada. Neste sentido, é importante que os letreiros fachadas comerciais, e outros elementos de composição, passem uma imagem institucional da empresa.

Além disso, com inovação no projeto e execução, a fachada contribui para a promoção do negócio. As seis principais dicas para promover o negócio pela fachada são:

  1. Estabelecer um público alvo;
  2. Dar destaque para aspectos importantes;
  3. Invista na iluminação da fachada;
  4. Escolha um estilo para a fachada.

1. Estabelecer um público-alvo

Fica mais fácil definir o design da fachada à partir da compreensão de quem é o público-alvo do negócio e quais as melhores formas de atrair essas pessoas. Desta forma, a identificação dos clientes com a loja ou empresa é maior, melhorando até mesmo a experiência de compra.

Um exemplo é a instalação de placas de ACM para fachadas de lojas de brinquedos com cores fortes e imagens divertidas, misturando brincadeira e realidade, atraindo ao público infantil.

Já uma loja de produtos musicais pode utilizar elementos desse universo para compor a decoração da fachada.

As placas são uma boa opção para o revestimento de fachadas planas ou arredondadas, aliando praticidade, resistência, leveza, durabilidade e facilidade de manutenção para as estruturas.

2. Dar destaque para aspectos importantes

É importante que na composição das fachadas, os empreendedores deem destaque para aquilo que acreditam que tem maior poder de atrair os clientes.

No caso de uma loja, isso quase sempre é feito por meio das vitrines, onde também podem ser usados adesivos ou banners para dar destaque a promoções ou ofertas.

3. Invista na iluminação da fachada

O marketing no ponto de venda tem o benefício de funcionar praticamente o tempo todo, especialmente se a fachada for pensada para continuar dando destaque aos produtos ou serviços no período da noite.

Além de destacar a fachada, a iluminação também valoriza a vitrine ou letreiro da loja ou empresa.

O totem backlight é um elemento bastante utilizado, servido para a comunicação tanto no período do dia quanto da noite. Ele é produzido com estrutura metálica, lona impressa e iluminação, que permite a visualização da imagem da lona mesma a noite.

4. Escolha um estilo para a fachada

Independentemente da escolha de placa de ACM ou painel para a divulgação da identidade visual da loja ou empresa, é importante que a fachada tenha uma identidade própria, um estilo. Desta forma, o público-alvo também pode se identificar mais facilmente com o negócio.

A escolha das cores e revestimentos é fundamental para garantir a credibilidade do negócio. Por isso recomenda-se um estudo sobre as cores e sensações que elas podem passar.

Também é importante fugir do convencional, já que a criatividade pode ser bastante atraente. Muitas vezes, é assim que as marcas conseguem se destacar no espaço físico em que se inserem, mesmo se a fachada do negócio for simples, com banner informativo.

Para melhorara a compreensão do cliente sobre o empreendimento, outra dica é inserir o produto como um elemento de composição da decoração da fachada, com vitrines criativas.

Na hora de projetar as fachadas de empresas ou lojas, a contratação de profissionais se mostra uma escolha bastante recompensadora.

Afinal, os profissionais estão sempre focados em guiar os clientes por entre as melhores opções de materiais, fornecedores e técnicos, o que pode resultar até mesmo na economia de recursos.

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