5 placas de sinalização indispensáveis para a sua empresa

Organização e segurança são palavras que não podem ser deixadas de lado, no planejamento de qualquer empresa. E quando se trata de sinalização, muitas vezes, somente lembramo-nos dela quando não achamos.

Nada pior que precisar de uma direção e não encontrar nenhum sinal ou placa. Além do aspecto prático das placas de sinalização, ainda há o aspecto obrigatório, em muitos dos casos. Vários tipos de instalação exigem medidas de segurança, que envolve placas de sinalização e a falta de observação dessas medidas, pode gerar multas ou até mesmo interdições, sem falar no risco que essas negligências oferecem aos funcionários e demais pessoas que circulam pelas áreas.

Placas de sinalização garantem maior ordem e fluidez para sua empresa

Seja onde for, em qualquer empresa ou comércio, você verá algum tipo de placa de sinalização. Seja para informar valores, indicar localizações, informar sobre situações de risco ou trazer informações sobre a dinâmica de funcionamento de um ambiente. As placas de sinalização estão presentes em todas as partes do nosso cotidiano, podendo ser de todos os tipos; grandes, pequenas, chamativas, discretas, comuns, de sinalização fotoluminescente, feitas de plástico, metal ou madeira. Confira agora, alguns tipos de placas de sinalização indispensáveis para sua empresa:

1. Placa de Indicação

As placas de sinalização servem para informar, indicar e passar quaisquer tipos de informação necessária. Elas podem ser usadas em diversos setores e são essenciais em sua empresa. Bons exemplos de placas de sinalização, são as famosas placas de toaletes, quase sempre distinguidas por uma figura masculina azul e uma feminina vermelha.

Embora, esse seja o exemplo mais básico de placa de sinalização, existem vários outros tipos bem usuais, como: placas que distinguem ambientes (“diretoria”, “recepção”, “sala de estudos”, “sala 7”, “biblioteca”, etc.); placas que indicam direções (geralmente indicando através de setas); placas que indicam vagas para PNE; placas de trânsito, etc. Esse tipo de placa, é extremamente necessário para manter um ambiente fluído e autoexplicativo na empresa.

Use as placas de sinalização fotoluminescente para melhor visibilidade noturna

2. Placas de Aviso

As placas de aviso são instaladas para indicar situações extraordinárias, incomuns, contra intuitivas, enfim, todo tipo de informação necessária que precise ser explicitada, para evitar mal entendidos, inconvenientes e/ou acidentes.

Elas podem indicar a dinâmica de ambientes (“entre sem bater”, “aguarde ser anunciado”, “identifique-se na entrada”, etc.); podem servir para alertar sobre situações que poderiam passar despercebidas (‘tomada 220V”, “porta com fechamento automático”, etc.); e podem também, indicar normas de convivência (“proibido fumar”, “após sair apague a luz”, “favor tomar ducha antes de entrar na piscina”, etc.). As placas de aviso são importantes pois alertam, conscientizam e ajudam a manter a ordem na sua empresa.

3. Placas de Segurança

A principal função das placas de sinalização de segurança, é evitar acidentes – sejam eles de qualquer tipo. Geralmente localizadas perto de áreas de risco, alertando sobre seus perigos, as placas de segurança são usadas também para alertar sobre normas de segurança do trabalho, e sobre níveis de áreas de risco. Exemplo: “PERIGO”, “obrigatório uso de EPI”, “cão bravo”, “superfície quente”, “não entre se a luz vermelha estiver acesa”, etc.

Geralmente, a maioria das placas de segurança é de uso obrigatório e inspecionado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Sua ausência pode acarretar em multa e até interdição. Esse tipo de placa geralmente tem formatos definidos pela ABNT.

Placas de sinalização de obras da construção civil, são essenciais para obras de grande porte

4. Placas de Emergência

Semelhantemente às placas de segurança, as placas de emergência são utilizadas para diminuir riscos. Elas são usadas, principalmente, para indicar como as pessoas devem proceder em situações de emergência. Podem possuir iluminação própria ou serem placas de sinalização fotoluminescente, para facilitar a identificação em caso de falta de energia elétrica. Elas podem indicar saídas, localização de extintores de incêndio, mangueiras, kits de primeiros socorros, números de emergência (como polícia, bombeiros, resgate, guarda-civil, etc.), macas, sistemas para serem usados em caso de emergência, entre outros. Elas são geralmente chamativas, com letras grandes e fáceis de ler.

5. Placas de sinalização personalizada

A placa de sinalização personalizada é um artifício muito usado para dar um toque especial – nada melhor que colocar a personalidade de sua empresa nas placas. Placas personalizadas para empresas, podem ser placas de todos os outros tipos anteriores, mas com as características únicas da sua empresa, como cores, materiais, e logomarcas. E podem ser também, placas com mensagens motivacionais, logomarcas, nome da empresa, o que a criatividade permitir.

Placas de sinalização personalizadas dão um toque singular para sua empresa

Seja no trânsito, com suas placas de velocidade, ou na engenharia civil, com sua placa de sinalização de obras, as placas de sinalização têm funções diversas e essenciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *