8 tipos de filmes ideais para produtos

Um processo normal da economia é a busca por melhor custo-benefício e, muitas vezes, as respostas para poder se realizar processos de maneiras mais eficientes são encontradas na pesquisa de novos materiais.

A busca por novos materiais é constante, pois eles podem revolucionar sistemas produtivos do jeito que os conhecemos.

Busca de novos materiais

Com o avanço da tecnologia vemos hoje em dia cada vez mais materiais sintéticos. Os materiais sintéticos são polímeros que não são encontrados na natureza, eles têm que ser produzidos em laboratório.

Essa manipulação dos compostos é feita na busca por melhores meios de se realizar as coisas que já fazemos.

Conforme a ciência avança, a tendência é que os conhecimentos novos adquiridos sejam aplicados em favor da sociedade.

Nós vemos isso em forma de remédios, estruturas, metodologias, e novos produtos que facilitam nosso dia a dia.

Avanço científico visto no nosso dia a dia

Desde sua invenção em 1907, os plásticos sintéticos têm feito cada vez mais parte da nossa vida. Eles substituíram, em muitos usos, a madeira, os metais e as resinas naturais. Vamos observar agora 8 tipos de filmes plásticos e seus usos.

1- Filme de PET (politereftalato de etileno)

O plástico PET é muito conhecido pelo público, ele é usado para fazer garrafas e até roupas. O filme de PET é bem resistente e é muito usado para películas protetoras para celular.

Essas películas servem para proteger a tela de riscos, principalmente, para que se conservem por mais tempo. Contudo, não são muito eficientes contra choques e quedas. É um plástico 100% reciclável e tem baixo custo de produção.

2- Filmes de PVC

Talvez o mais conhecido. O filme de PVC é muito usado para embalar alimentos, tanto em mercados, como em residências e lanchonetes.

É vendido como um filme bem fino e muito maleável. Porém, não é tão elástico. Ele não é tóxico e não gruda (muito), nos alimentos. Pode ser retirado com facilidade.

3- Filmes de PP (Polipropileno)

O uso do filme de PP vem crescendo, pelo fato de combinar uma embalagem resistente e atraente ao público.

Pode ser impresso ou liso, transparente ou pigmentado e é usado principalmente no setor alimentício. O filme de PP também tem como característica a resistência química e à solventes.

4-Filme de Poliestireno

Muito usado para laminação de papéis e impressos, o filme de poliestireno é próprio para a alta velocidade de máquinas aplicadoras.

Evitando o efeito indesejado de enrugado. Por oferecer um corte mais suave, ele diminui o desgaste das lâminas de corte das máquinas, diminuindo também a manutenção. Por ser anti reflexivo, ele diminui erros de leitura óptica feita por máquinas.

5- Filmes de PLA poli (acido lático).

Bioplástico compostável (biodegradação natural), feito de matérias-primas renováveis. Tem ganhado mercado – com a busca por materiais renováveis e menos agressivos ao meio ambiente. É usado, por exemplo, em fraldas ecológicas e outros produtos dessa linha.

6- Filmes de PU (poliuretano).

Usado no segmento hospitalar, na forma de um filme transparente adesivo usado para proteger e fixar curativos, drenos, tubos, bolsas e na prevenção de úlceras por pressão. Pode ser usado também para cobrir tatuagens recentes e prevenir infecções.

7- Filmes shrink.

O filme shrink é um filme plástico com memória molecular térmica. Isso significa, na prática, que ele possui a habilidade de se modificar com o calor, encolhendo e ficando mais denso.
Esse tipo de filme não é tóxico, e esse processo, por não se tratar de derretimento, não libera vapores nem oferece risco para as pessoas ou o meio ambiente.

O filme plastico shrink é um tipo de filme de polietileno e é muito usado para embalar produtos que precisam se manter unidos. Um bom exemplo do uso do filme shrink é o fardo de garrafas e latas.

Ele pode ser estampado, e apesar de ser resistente para o transporte, pode ser removido com o auxílio de um objeto pontudo, sem deixar resíduos.

8- Filmes stretch.

O filme stretch é muito usado em diversos setores por sua resistência e elasticidade. Ele é usado para pacotes grandes ou pequenos, e uma de suas funções é prender bem o pacote. Empresas o usam em aeroportos para proteger o conteúdo das malas contra furtos.

Produção do filme de polietileno de alta densidade.

Geralmente um fabricante de filme stretch jumbo também fabrica o filme shrink, já que os dois são filmes feitos do plástico polietileno.

Os filmes de polietileno podem ser de alta, média ou baixa resistência, sendo que o filme de polietileno de alta densidade também é bastante usado na construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *