A comunicação visual para as empresas se destacarem

divulgação comunicação visual

Os seres humanos têm como base da sua socialização a comunicação. Sendo ela falada, verbal ou visual, tem o objetivo de fazer com que uma mensagem seja emitida por alguém e que outra pessoa receba, codifique essa mensagem e a entenda.

Foi por meio do estabelecimento de linguagens de comunicação que os seres humanos foram se desenvolvendo ao longo do tempo e do espaço.

No final do século XIX e começo do século XX, a humanidade passou por transformações poderosas, principalmente quanto à linguagem, com o aparecimento da televisão, dos outdoors, e no fim do século XX, os computadores e a internet.

Por conta dos televisores, a linguagem que foi sendo mais usada para atrair pessoas a comprarem produtos e adquirirem serviços foi sendo a visual, que por meio de etiqueta adesiva personalizada, anúncios, propagandas de televisão, foram encantando o público e fazendo com que o faturamento fosse crescendo.

Neste artigo falaremos com mais detalhes sobre a comunicação visual e sua importância para as empresas, bem como algumas das peças publicitárias existentes, dando atenção ao chamado press kit.

A importância da comunicação visual para uma empresa

Qualquer que seja a empresa é fundamental que haja o investimento em comunicação visual. Comunicar-se visualmente é usar diversos elementos visuais para compor uma mensagem. Um vídeo composto por uma produtora de video para uma empresa é um tipo de comunicação visual.

Além de comunicar sobre vendas e informar, os elementos visuais compõem a identidade visual da marca, de modo que cores, símbolos e formas, quando vistos, sejam atrelados ao seu produto.

Por conta da qualidade dos produtos e de uma identidade visual bem desenvolvida, temos no mercado udiversas marcas que todos conhecem o nome apenas pelas cores que ela apresenta.

Desse modo, podemos concluir que a comunicação visual é importante para posicionar a marca dentro do mercado e criar uma comunicação com o público, de modo que fique impresso na memória a sua marca, seu produto e seu slogan.

Então, de maneira sutil, é fundamental que as estratégias de marketing visam a permanência da memória por meio de vídeos que passem em telão de led preço, e outros pontos como:

  • Outdoors;
  • Vídeos institucionais;
  • Rótulos bem produzidos;
  • Cartões de visita.

Os vídeos empresariais

Os vídeos vêm chamando a atenção das empresas, principalmente, por serem cada vez mais usados nas redes sociais, e vem surgindo, até mesmo, a produtora de vídeo institucional, focado em produzir esses vídeos.

Os vídeos institucionais são conhecidos também como corporativos e estão entre os tipos de linguagem de comunicação visual cada vez mais usada para a apresentação das infraestruturas, serviços e outros pontos das empresas.

Até pouco tempo atrás esse tipo de vídeo era bastante regrado, sendo distribuído em poucas plataformas, principalmente nos sites das próprias empresas.

No entanto, com formatos diferenciados e mais rápidos que podem passar em painel de led para tv, redes sociais e sites, esses vídeos se popularizaram e são altamente eficientes para que os potenciais clientes possam decidir entre sua empresa e outra.

Um vídeo institucional bem elaborado, que contém roteiro, edição, faz com que a credibilidade da marca aumente e seja solidificada, de modo, que outros clientes sejam atingidos.

press kit nas estratégias de comunicação

Além dos vídeos institucionais, as empresas podem investir no chamado press kit, ou kit de imprensa. Esse kit tem o objetivo de mostrar a sua empresa para um jornalista ou alguém que trabalhe com redes sociais, para que então sua marca seja divulgada e alcançada para outros públicos.

O kit de imprensa é composto por inúmeros elementos, sendo o principal deles o chamado release. O release é uma carta de apresentação que demonstra o porquê do envio do kit, e conta sobre a empresa e seu caminho até aquele momento.

Esse kit é um velho conhecido das assessorias de comunicação, porém, ainda, é muito importante para consolidar a marca no mercado. Um kit de imprensa além da carta pode conter amostras dos produtos, etiqueta para impressora térmica personalizadas e outros tipos de brindes.

Conseguimos compreender que a comunicação visual é fundamental para o desenvolvimento da marca e para a criação de confiança entre sua empresa e seu público. Somente com investimento nessa área é possível fazer com que sua empresa gere alcance e atinja os seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *