Aprenda sobre o universo da impressão 3D!

O avanço da impressão 3D chegou para dar uma aula em tudo que já vimos até agora, pois vai muito além do que imaginamos que a tecnologia pudesse alcançar.

É uma onda avassaladora, que chegou invadindo todo o mercado de trabalho, pois além de surpreendente e inovador, é um produto que cerca toda possibilidade de erro.

Uma empresa de impressão 3D, atende desde um artesão autônomo até consultórios odontológicos do mais alto nível, por exemplo.

A confiança que esse maquinário, passa para o consumidor final é tão grande, que o simples fato da empresa dizer que trabalha com serviços de impressão 3d, deleta-se um leque de questões sobre a credibilidade do serviço.

Quais as oportunidades oferecidas por esse avanço no mercado?

Visando uma precisão maior nos detalhes de variadas peças, o mercado de trabalho vem apostando nesse avanço da tecnologia para, primeiramente, anular as possibilidades de erro; segundamente, poder afirmar ter o protótipo perfeito.

A impressão 3D tem feito a imaginação de lojistas, dentistas e autônomos voar. Podendo realmente criar uma nova fonte de renda.

Procurando uma empresa de impressão 3D, rapidamente sua imaginação voa pensando em qual peça você gostaria de ter em casa ou à venda.

Sim, uma impressora 3D profissional te proporciona, por exemplo, um protótipo perfeito da guitarra do seu artista predileto na parede de sua casa e não só uma guitarra, como:

  • Jogo de xadrez, onde pode variar tamanho ou cores do jogo tradicional;
  • Miniaturas de diferentes personalidades e personagens, o que é muito comercial e é, de uma certa forma, clichê na mesa de muitas pessoas;
  • A réplica do rosto de alguém, que queira deixar em algum ponto da casa, podendo ser de qualquer pessoa, desde algum ente querido até seu astro de preferência;
  • Objetos para tratamentos e procedimentos dentários;
  • Utensílios para organização e armazenamento de objetos.

A impressão 3D e a odontologia

Basta fazer uma pesquisa de mercado e avaliar se compensa o investimento inicial, para dedicar-se a esse novo ofício.

Sem falar dos consultórios odontológicos, que com a impressora 3D odontologia, passam a ter um convite diferenciado para seus pacientes.

As clínicas odontológicas que ainda não fizeram essa transição, estão correndo atrás dessa nova forma de trabalho, a fim de oferecer soluções para seus pacientes.

Pois, o tempo de produção de próteses ou de qualquer outra peça, é muito mais curto quando confeccionada em uma impressora 3D.

O procedimento convencional é feito da seguinte forma: o dente do paciente é desgastado e após esse desgaste, é tirado o molde com um material chamado silicone.

Esse molde vai para um laboratório, onde será refeito com uma cera. Feita toda a anatomia do seu dente com essa cera, é colocado em um aparelho (dentre outros) chamado mufla.

Onde se injeta o metal ou a porcelana dentro dessa peça, substituindo a cera por esse material injetado que, por fim, toma a forma do dente.

Apesar de ainda ser o modo mais barato, não é o mais prático, pois a impressora 3D odontologia faz parte do trabalho com uma rapidez incomparável.

Lembrando que ela não trabalha sozinha, é como se fosse uma escala de evolução. Outro modo mais moderno, é o sistema “cad cam”.

Onde é tirado o molde da forma convencional, com o desgaste do dente feito normalmente, manda-se essa peça em cera para o laboratório.

É importante destacar que nesse sistema, o material é sempre em porcelana, anulando as possibilidades de prata, ouro ou cobre que permanecem, com a opção de escolha no modo convencional.

E enfim, é usada um scanner 3D odontologia, para transferir esse molde para o computador. Com a ajuda de uma impressora 3D para porcelana.

Essa impressora corta esse bloco de porcelana, até chegar à forma da nova peça. Esse modo, ainda está entre os três métodos de fabricação de próteses ou peças odontológicas.

Mas, a evolução não para. Mesmo com todo esse aparato tecnológico, onde já se antecipa várias etapas, ainda continua um pouco ultrapassado em relação ao tempo de entrega, comparado à formas mais rápidas.

Obviamente, isso requer um investimento e algumas clínicas permanecem com a forma convencional, porque esta não é inferior em relação à durabilidade e qualidade da peça, sendo a grande vantagem, o tempo.

O scanner 3D odontológico, já consegue tirar o molde do dente do paciente no momento da consulta, onde ele escaneia o dente na boca do paciente.

Envia para o computador e a impressora imprime o molde do bloco de porcelana: simples prático e rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *