Brindes sustentáveis: 3 motivos para investir!

brindes

Um recurso que pode contribuir para o aumento de venda em um negocio é adoção de uma estratégia que beneficia os consumidores com alguns brindes, e mesmo que esse recurso seja feito a partir de matérias sustentáveis.

Em 1947, cientistas da Universidade de Chicago criaram o Relógio do Juízo Final. A iniciativa tinha como base o Apocalipse, nome bíblico que indicava o dia do julgamento da raça humana é possível extermínio de quem está destruindo a terra. 

O objetivo do relógio simbólico é indicar quanto tempo falta para que a humanidade entre em extinção, inicialmente por uma Guerra Nuclear. Qualquer ameaça, porém, para a existência da humanidade é motivo para que o relógio avance entre os ponteiros.

A meia-noite representa a destruição completa através de uma Guerra Nuclear. O ponteiro atualmente encontra-se a 100 segundos para a meia-noite. 

As mudanças climáticas e ameaças à sustentabilidade, porém, também alteram a posição dos ponteiros.

O que o Relógio do Juízo Final tem a ver com brindes sustentáveis ou brindes ecológicos e, por que sua empresa deveria se preocupar com o tema?

Preservação do meio ambiente e brindes sustentável

O tema sustentabilidade vem sendo amplamente discutido e não é para menos. A ameaça de extinção da raça humana afeta cada família do globo terrestre.

 A preocupação com um futuro incerto para os filhos gera uma nova leva de pais engajados com o meio ambiente. Comunidade engajada com a pauta é sinônimo de consumidor mais consciente. 

 O consumidor mais consciente torna-se exigente com suas compras e na forma de levar a vida diária. 

Não é segredo para ninguém que uma das origens da poluição é o descarte incorreto de produtos e o uso desenfreado de matéria-prima não reciclável. 

Dessa forma, quando o consumidor se torna mais criterioso, como mencionado acima, preocupa-se não só com a sua forma de lidar com o meio-ambiente, mas em como as empresas dos principais produtos consumidos por eles lidam com o assunto.

Marcas de grande porte já estão atentas a essa nova forma de observar a vida e começaram a “mover os pauzinhos” para surfar na nova onda da sustentabilidade.

 O resultado é benéfico para todo mundo: consumidores felizes, preservação dos nossos recursos naturais e aumento de vendas.

Se a sua empresa quer começar a investir em sustentabilidade, que tal começar com o básico?  Nesse artigo em especial, focaremos em brindes sustentáveis. 

Mas o que são brindes sustentáveis?

Em termos gerais, brindes sustentáveis podem ser definidos como qualquer produto desenvolvido com matéria-prima ecologicamente correta. Ou seja, produtos que podem ser reciclados ou descartados de maneira que não agrida a natureza.

Um exemplo clássico dessa categoria de produto é o lápis semente. Desenvolvido por universitários de Cambridge, Massachusetts, o lápis semente é uma ideia criativa e completamente focada na preservação do meio-ambiente.

Tanto que não demorou muito para que grandes empresas patrocinassem o projeto.

Funciona assim: a composição da ponta do lápis ou do grafite é de sementes de árvores, plantas ou flores. Ao final do uso, o produto pode ser plantado em um vaso ou no quintal de casa. 

O resultado? Uma bela forma de cuidar da natureza e observar na prática um material que levaria anos para se decompor se transformar em matéria-prima do bem.Com certeza a natureza agradece. E o nosso pulmão também. 

Brindes ecológicos podem ser uma excelente forma de começar a aplicar a sustentabilidade na empresa. 

Se o objetivo é presentear clientes no final do ano, por exemplo, ao entregar brindes sustentáveis a mensagem é clara: estamos atentos à preservação do meio-ambiente e levamos o assunto a sério!

Considere abaixo 3 motivos para investir em brindes sustentáveis e fazer a sua parte para garantir uma fatia do selo verde:

Motivo n.º 01 – Preservação do meio-ambiente

Antes de pensar no gráfico de vendas em si, é importante prestar atenção no planeta terra. 

Existe um provérbio indígena que diz: “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.”

As empresas em geral são responsáveis por quantidades imensas de resíduos, o que inclui desperdício de alimentos e excesso de matérias como o plástico – que libera o polímero, agente poluente que contamina os lençóis freáticos, causando a morte de inúmeros animais marinhos.

Portanto, uma simples ação como entregar brindes ecológicos, pode ser o pontapé inicial para proteger essas espécies que estão começando a entrar em extinção. 

  

Motivo n.º 02 – Consumidores mais engajados

Em 2019, a rede de fast-food MC’ Donalds aderiu aos canudos ecológicos e baniu o uso dos canudos de plástico de todos os restaurantes do Reino Unido.

Em nota, a empresa alegou: “Nossos clientes nos disseram que queriam ver uma mudança nos canudos”.

Percebe o poder do consumidor por trás dessas palavras? A sociedade está começando a entender o efeito nocivo da poluição e o impacto disso para as futuras gerações. 

Portanto, empresas que aderem a essa nova tendência de sustentabilidade tornam-se destaque entre os consumidores, que serão defensores assíduos da marca.

Motivo n.º 03 – Marketing Sustentável 

Como já vimos anteriormente, uma empresa com selo verde alia sustentabilidade ao maior número de vendas, já que os consumidores se tornam marqueteiros ambulantes do negócio. 

Para que se enquadre nessa opção, porém, os produtos e ações da empresa devem concordar com os 3R’s da sustentabilidade:

  • Reciclar
  • Reutilizar
  • Reduzir

Transferindo isso para brindes empresariais, as possibilidades são vastas. Já falamos logo acima sobre o lápis semente. Porém, a lista de brindes ecológicos personalizados é muito grande. Pode incluir:

  • Bloco de anotações com capa de bambu 
  • Canudos reutilizáveis
  • Cadernos de cortiça
  • Kit massageador ecológico
  • Entre outros 

Investir em brindes ecológicos ou sustentáveis é uma forma de fazer sua parte para contribuir com a Mãe Natureza. Existem diversas oportunidades para entregar brindes personalizados e diferentes públicos a alcançar.

É possível presentear clientes na hora da fidelização, funcionários em épocas festivas ou fornecedores ou colaboradores em feriados importantes para a empresa. 

Quando o presenteado percebe que a empresa está engajada com a sustentabilidade, inicia-se uma corrente do bem, que pode mudar a vida de gerações futuras.

Utilizar-se desse recurso até se tornar viral é um passo que pode ser considerado pequeno, mas gigante em busca do retrocesso do relógio do Juízo Final.

 

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