Como a comunicação visual está presente em seu negócio?

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Para obter sucesso e crescimento, uma empresa precisa se preocupar não somente com a sua gestão administrativa ou financeira. Os clientes em uma era de marketing 4.0 e da comunicação não estão focados somente em vendas ou na compra de produtos ou serviços.

Existe também a preocupação de se sentir humanizado por parte das empresas. As empresas precisam lidar com clientes cada vez mais ansiosos, conectados em ambientes digitais, com uma espera para comprar.

Visto que existe a possibilidade de realizar levantamentos sobre preços em várias empresas, ou seja, é o seu diferencial que tem o poder ou não de captar novos clientes.

E onde estaria esse diferencial? Em ações de marketing e comunicação visual que visem não somente as vendas, mas captar e fidelizar os seus clientes.

Este é um grande desafio para as empresas, que precisam definir quais serão os elementos de comunicação visual, quem é seu público, quais campanhas serão realizadas e os resultados esperados com cada ação.

Mas, não é só no ambiente digital que as empresas devem viver. Formas de comunicação visual impressas não foram abandonadas, exatamente porque elas exercem ainda um papel de comunicação muito importante.

Diante desse cenário, neste artigo falaremos sobre elementos de comunicação visual impressos tanto para o público interno como o externo.

Elementos impressos

Apesar do ambiente digital ser muito importante na sociedade atual, a mídia impressa ainda tem um poder de captação muito elevado.

E ela pode ser individualizada, como é o caso do uso de um cartão de visitas engenheiro civil (ou de outra especialidade e área de atuação) ou ser destinada para um público maior, em locais onde há grande circulação de pessoas.

Como exemplo desses elementos de comunicação destinados ao grande público, podemos destacar o uso de faixas e banners, que podem ser instalados desde a fachada ou até mesmo na entrada das lojas e ambientes comerciais.

Esses elementos podem conter informações sobre produtos e serviços, contribuindo para atrair a visibilidade do cliente.

Atenção ao processo de impressão

Quando falamos sobre mídia impressa, é impossível não pensar a respeito do processo de impressão, ou seja, o material não pode apenas ser elaborado digitalmente, mas é necessário pensar a respeito de como a sua impressão pode ser feita.

Por isso, é fundamental definir, já na fase do orçamento, elementos como:

  • Tipo de papel;
  • Tipo de impressão;
  • Quantidade que será impressa;
  • As cores necessárias para a impressão;
  • Qual gráfica é especializada neste tipo de impressão.

Ações como estas são importantes desde o processo de levantamento do orçamento para criação de um projeto de comunicação visual impressa em uma empresa.

Diante de todos esses detalhes é fundamental buscar uma gráfica de confiança que conte com os equipamentos de impressora especializados no tipo de impressão necessária.

Um exemplo diz respeito à impressão de adesivos, etiquetas e rótulos. Esses materiais podem precisar de uma impressora em ribbon, que é térmica, assim como um cartucho de ribbon colors, ou seja, de impressão colorida e com elevada capacidade de impressão.

Outro tipo de material para impressão bastante interessante é o uso de uma lona para banner, que precisa ser escolhida a partir do tipo de impressão a ser realizada, apresentando resistência e durabilidade.

O público interno e a comunicação

Indo para um cenário onde o público Interno também exerce uma importância fundamental dentro da empresa, é importante discutir ações de comunicação visual que podem ser realizadas para conquistar os seus funcionários.

Um ambiente de trabalho no qual os funcionários estão insatisfeitos traz uma negatividade muito grande para a imagem da empresa, que perde sua eficiência.

Por isso, a empresa pode desenvolver estratégias e formas de valorizar o seu funcionário, seja por meio de um salário melhor, de uma capacitação profissional.

Além de utilizar elementos da comunicação visual para aumentar a sensação de integrar a uma empresa, como se fosse uma família.

Um dos elementos que podem aumentar essa sensação é o uso do cracha de identificação do funcionário, que pode ser personalizado com o logotipo e identidade visual da empresa.

Além do crachá, os uniformes também podem passar por um processo de personalização, além da entrega de brindes, como agendas, canetas personalizadas, mochilas, bonés e outros elementos.

A preocupação da empresa em manter um ambiente agradável, também reflete na segurança das atividades, criando planos de prevenção de acidentes dentro deste ambiente.

Por isso, é importante que a empresa instalar uma sinalização vertical de advertência indicando:

  • Saídas de emergência;
  • Presença de degraus;
  • Como deve ser o modo de circulação;
  • Onde existem elementos de contenção de incêndio.

Portanto, conclui-se que esta ação é fundamental para valorizar e fazer com que o funcionário se sinta ainda mais especial.

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