Como aproveitar melhor os ensinamentos de cursos online

cursos

O mercado de cursos online tem sido um verdadeiro achado, principalmente em tempos de distanciamento social. Entretanto, a tendência em si é inegavelmente um padrão que já havia crescendo no mercado a anos.

Hoje você pode se capacitar nos mais diferentes assuntos, pode começar por exemplo, com um curso NR 20 e garantir a sua segurança ao trabalhar com produtos inflamáveis. Mas também pode investir em artesanatos, marketing e praticamente qualquer coisa.

Seja como for, os cursos online ganharam destaque primeiramente por serem surpreendentemente muito mais baratos que as opções tradicionais.

Além disso, é indiscutível o fato de que cursos online são extremamente flexíveis, permitindo que você atinja um nível maior de conforto para encaixá-los com a sua rotina.

Mas o melhor de tudo é que você não precisa correr com o conteúdo, você faz no tempo que quiser, podendo aproveitar da maneira correta no longo prazo.

Sendo assim, vamos falar hoje sobre como aproveitar os ensinamentos de cursos online da melhor forma.

Vamos conferir?

Como aproveitar melhor os ensinamentos de cursos online?

Antes de mais nada gostaria de dizer que estas dicas foram feitas para que você garanta o melhor resultado possível. Então, cada uma delas terá seu valor especial, por isso vale a pena colocar seu melhor desempenho em jogo.

Lembrando que muitas delas são hábitos, e para formar um hábito você precisa de consistência.

1 – Defina um horário de estudo

Um dos principais pontos dos cursos online é que você pode estudar a hora que bem desejar. Entretanto, se obedecermos aos nossos instintos, provavelmente esta hora nunca vai chegar.

Então, se você quer realmente aprender mais nos cursos online que você faz, vai precisar de uma boa dose de dedicação. E digo isto porque o ideal é separar uma dose de tempo de ao menos 40 minutos para se dedicar a este conteúdo todos os dias.

Não que você tenha que todos os dias ver esta quantidade de aulas, mas seria interessante fazer exercícios e tentar por em prática o que for aprendendo.

Com horários definidos, mesmo que você falhe um dia ou outro, ainda terá uma ideia de compromisso para seguir adiante.

2 – Coloque um prazo

Se você quer realmente alcançar um resultado, então vai precisar trabalhar algum prazo para ir longe. Realmente é difícil dizer qual seria um prazo ideal para terminar um curso, entretanto, se você se esforçar da maneira correta vai acabar encontrando o tempo certo alguma hora.

Veja quanto tempo você separa com tranquilidade por dia e calcule uma data para encerrar o curso, contando com uma folga semanal.

Desta maneira você se sentirá mais livre para atender às demandas em geral do conteúdo em si.

3 – Procure por material adicional

Cursos bons costumam ser completos e entregar um conteúdo único. Entretanto, quem realmente quer ganhar algum destaque vai precisar de uma certa dedicação para alcançar o status de especialista na área.

Isto vem, é claro, com muita experiência, mas de fato, aqueles que conseguem chegar lá são os que se mostram mais dedicados à base. Por isso, nunca fique preso só ao material do curso, aprenda também a buscar outras fontes de conteúdo.

Leia artigos, siga canais e influenciadores que estão por dentro do assunto. Em algum tempo você provavelmente terá capacidade de alcançar uma série de resultados de qualidade.

4 – Tenha foco

Um dos grandes problemas dos cursos online é exatamente o fato de que normalmente vamos estar em um computador ou celular. Isto é uma armadilha de tentação terrível para desviarmos o foco para praticamente qualquer coisa.

Aqueles que entendem o que eu estou falando sabem como é fácil ver uma aula inteira e não entender nada do que foi dito.

Tudo isto porque conceitos novos e complexos não podem ser simplesmente memorizados de qualquer forma. Se você quer realmente aprender sobre um conteúdo, então vai precisar focar nos estudos.

Uma maneira incrível de realizar esta tarefa é exatamente utilizando algo como a técnica Pomodoro.

A técnica Pomodoro é bastante simples e trabalha com o nosso psicológico. Nela, separamos nosso tempo de foco em intervalos de foco e descanso. Cada ciclo de foco possui 25 minutos, e cada ciclo de descanso terá 5.

Assim, quando você completa 3 ciclos terá um descanso maior de 15 minutos.

Este tipo de atuação irá ajudar você a alcançar uma maior motivação para se manter longe de distrações.

Entretanto é importante tirar as notificações do computador e celular no momento em que estive focado.

5 – Não acumule cursos

Um dos grandes problemas da maioria das pessoas que está querendo algum destaque com cursos online é realmente comprar uma multidão deles sem ao menos aprender o primeiro.

Então, ao invés de fazer uma coleção que nunca será tocada, tente simplesmente ver um curso e só depois de tirar o certificado dele passar para o próximo. Caso tenha alguma urgência, tente manter no máximo dois em paralelo, não mais que isso.

Afinal de contas, tentar sobrecarregar o seu cérebro com muitos conteúdos simultâneos não é interessante. Você pode simplesmente acabar não aprendendo nada ou mesmo demorando o triplo do tempo que seria necessário fazendo cada um individualmente.

Por isso, siga a dica anterior e foque também na quantidade.

Conclusão

Não é de hoje que os cursos online são uma tendência, mas com certeza foram nos últimos meses que eles se tornaram quase que uma obrigação. Embora as coisas voltem aos poucos ao modelo presencial, é inegável que você vá encontrar alguns problemas no caminho se não aprender a se adaptar.

Em geral, os esforços para aprender da maneira correta com um curso online são praticamente as mesmas do que em um curso presencial. A diferença é que você terá mais facilidades, coisas que não estamos acostumados.

Faça um curso nr 35, um curso de programação ou qualquer coisa, mas aplique as técnicas que estaremos indicando aqui. Isto facilitará seu trabalho para conseguir melhores resultados no longo prazo.

Então é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda houver alguma, estou à disposição para ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *