Como atrair mais clientes para sua marca através de um blog? Confira as principais dicas

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O blog é uma das melhores ferramentas para atrair clientes. Inclusive, há diversas razões para, após tantos anos, essa plataforma continuar relevante. Uma das principais é a facilidade de gerenciamento. 

Uma prova disso, é que por meio de serviços gratuitos como WordPress, uma empresa pode fazer o seu em minutos. Outra vantagem é o custo. Mesmo que um negócio tenha necessidade de comprar um domínio ou serviços especiais, o valor anual é muito baixo. 

Caso você queira, há também a possibilidade de contratar profissionais para o seu blog, como veremos no fim deste artigo. Ademais, ter um blog também promove a confiança do cliente. 

Afinal, quando ele acessa um conteúdo relevante e atual de alguma empresa, ele entende que esse empreendimento tem mais autoridade para falar sobre um determinado produto ou serviço. Abaixo, separamos algumas dicas de blog para atrair mais clientes:

1 – Conheça seu público-alvo

Você provavelmente já se perguntou: “Como atrair clientes para minha loja?”. Se ter um blog foi a resposta, você está no caminho certo. Entretanto, antes de fazer a sua primeira postagem, é muito importante saber para quem você deseja escrever. 

Por isso, é vital conhecer o seu público-alvo. Uma das melhores ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa é o CRM. Esse software é muito utilizado por empresas de todos os portes para promover a melhor relação com o cliente. 

Isso ocorre porque essa plataforma consegue armazenar informações muito importantes sobre o público-alvo. Por meio delas, o setor de marketing consegue analisar o perfil das pessoas que consomem os produtos ou serviços de uma determinada empresa. 

Ao entender quem são essas pessoas, é possível:

 

  • Criar estratégias de marketing,
  • Promover vendas ainda mais atrativas;
  • Trabalhar em busca de resultados certeiros;
  • Criar campanhas direcionadas.

Essas são só algumas das diversas opções, isso porque o público-alvo é exatamente onde o seu negócio precisa acertar as ações.

2 – Crie um conteúdo de qualidade

Agora que você conhece as pessoas que consomem as suas soluções, chegou o momento de encantar os clientes. Afinal, de nada vai adiantar eles visitarem o seu blog se eles não gostarem do seu conteúdo.

Por isso, baseado nas informações do CRM, crie postagens que realmente sejam valiosas para essas pessoas. Se você vende produtos de tecnologia, pode criar posts como “Os 5 melhores celulares abaixo dos R$1000”.

Esse tipo de conteúdo tem alta relevância e engajamento. No texto, você tem a oportunidade de inserir hiperlinks que direcionam o cliente para o seu site. Quanto maior o número de visitas, maiores são as chances de sua empresa converter uma venda.

3 – Invista em SEO

Você já ouviu falar em Search Engine Optimization? Se você se perguntou “como atrair mais clientes para meu site”, essa é a resposta. O SEO é uma estratégia de comunicação que procura melhorar o posicionamento de sites e blogs em buscadores como o Google. 

Essa estratégia é fundamental para quem deseja aumentar as vendas. Isso porque já está provado que o cliente, na maioria das vezes, acessa os sites disponíveis na primeira página do Google. 

Serão esses os sites que terão maior taxa de cliques e gerarão maior resultado em vendas. Portanto, é fundamental que você invista em conteúdo de qualidade e nas palavras-chaves corretas. 

Além disso, seu blog pode investir em link building. Nessa estratégia de SEO, um post oferece diversos links para outros posts do blog. Inclusive, para o Google, isso faz toda a diferença. 

Afinal, o algoritmo entende que se aquele link é bastante citado, deve ser porque a informação contida nele é mesmo relevante.

4 – Invista em copywriting

Se você está lendo esse artigo, é porque deseja saber como atrair mais clientes por meio de um blog. Como citado em um dos tópicos, ter um conteúdo relevante e otimizado para as ferramentas de buscas é o primeiro passo. 

Por outro lado, também é necessário ser vendedor. Esses textos precisam ter um “molho” que leva o cliente de um parágrafo para o outro. O profissional especializado nessa função é chamado copywriter.

Eles são especializados na criação de textos persuasivos, seja para blogs, para redes sociais ou sites. O objetivo é fazer com que uma pessoa tome uma ação. Não necessariamente comprar um produto. 

Pode ser um incentivo para participar de uma promoção, assinar uma newsletter, ver um vídeo, entre outros motivos.

Ao contar com esse profissional para criar os textos do seu blog, sua empresa tem maiores chances de se destacar da concorrência.  Dessa forma, você tem como atrair clientes em escala e com mais frequência.

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