Como projetar interiores com Autocad?

AutoCad

O AutoCAD é um software amplamente utilizado por profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, design, entre outros, para criar desenhos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) com precisão absoluta. 

A primeira versão do programa remonta a 1982 e a Autodesk melhorou o software desde então. 

No decorrer dos anos conhecemos a versão 2014, embora já tenha sido lançada em 2016, as diferenças não são tão grandes. 

Neste artigo optamos em comentar algumas vantagens e desvantagens que percebemos durante o Curso Online com Certificado da área de AutoCAD 2D sobre design de interiores.

O que o AutoCAD 2D e para que serve?

É um software de graduação CAD que foi lançado em 1982 e desenvolvido pela Autodesk, Inc. Ele foi projetado para as áreas de:

  • Construção civil;
  • Automotiva;
  • Engenharia mecânica;
  • Arquitetura e decoração;
  • Design.

A ferramenta oferece diversas soluções rápidas e precisas que buscam otimizar as tarefas que antes eram realizadas manualmente ou que podiam levar dias para serem concluídas.

Graças a esses recursos, o AutoCAD 2D se tornou rapidamente popular, conhecido em todo o mundo e passou por inúmeras transformações ao longo dos anos que aprimoraram suas capacidades para poder explorá-lo em uma ampla variedade de setores de atividade.

Vantagens

Abaixo separamos algumas das principais vantagens desse programa para desenvolver interiores.

1. Plantas

Nos espaços interiores é muito importante estudar a circulação, a distância entre os objetos e os móveis e as várias formas de distribuição, tendo em conta as dimensões do ambiente e do corpo humano. 

O AutoCAD 2D ajuda-nos a realizar este estudo com precisão e pormenor, imaginando que estamos a olhar “de cima” a uma altura de 1,50 m acima do solo.

2. Vistas 

Em uma posição diferente, como se estivéssemos olhando “para frente”, podemos examinar melhor a altura dos objetos e móveis, levando em consideração a altura do ambiente e as dimensões do corpo humano. 

Por exemplo, é possível especificar a distância entre a lâmpada e o balcão, entre as prateleiras de um armário, entre outros.

3. Paginação de pisos

Podemos estudar diferentes tamanhos e combinações de pisos para um mesmo ambiente e definir onde começam e terminam os pisos selecionados, levando em consideração portas com soleiras e outros detalhes.

4. Iluminação

Podemos examinar e exibir a posição e o número de dispositivos de iluminação, bem como interruptores e circuitos. 

No caso de uma renovação de interiores, pode ser necessário instalar tomadas e outros elementos ou mudar de localização, por isso, é muito útil poder ver as mudanças na planta.

5. Camadas 

Um bom exemplo da vida real que tem sido usado para explicar o uso de camadas no AutoCAD é desenhar em papel vegetal. 

Em termos de software, isso significa que cada elemento de seu projeto deve corresponder a uma camada com propriedades específicas de cor, espessura e tipo de linha que podem ser tornadas visíveis ou invisíveis conforme necessário.

6. Escalas, dimensões e canetas 

É possível imprimir os desenhos em diferentes escalas, definir as larguras e dimensões das linhas de acordo com a norma técnica e fazer o desenho em diversos formatos como jpg, pdf e plt com a ajuda de de. imprimir uma impressora comum em uma plotadora.

Desvantagens

Assim como tudo na vida, esse recurso também tem seus pontos de ressalvas, que serão descritos abaixo.

1.Blocos

No AutoCAD os blocos (pratos, eletrodomésticos, plantas) podem ser criados por nós ou inseridos já feitos no projeto. 

Isso torna muito mais fácil, mas seria interessante se houvesse blocos mais específicos relacionados à área interna, para que você pudesse sugerir a planta baixa ou vista quando necessário, incluindo móveis e iluminação de designer.

2. Hachura 

São hachuras que permitem inserir texturas e preencher desenhos feitos no AutoCAD com cores, mas este comando é muito mais enfadonho de usar do que eu imaginava. 

Portanto, optar por este software para estudar composições estéticas pode ser muito cansativo.  

3.Configurações 

Você pode configurar letras, tamanhos, modos de impressão, uma variedade de coisas, e finalmente, criar um modelo personalizado com todas as suas preferências. 

No entanto, fazer esses ajustes requer um passo a passo não intuitivo. Eu precisava escrever tudo em detalhes para que pudesse repetir eu mesmo.

Existem mais vantagens do que desvantagens em aprender AutoCAD 2D e eu recomendo fortemente fazer o curso de Autocad 2D

Durante as aulas foi comentado que muitas pessoas aprendem a usar o software no dia a dia, mas sem a orientação de um profissional especializado, pode acontecer que o utilizem de forma inadequada ou simplesmente não explorem todo o seu potencial. 

Outro aspecto importante é que usamos o AutoCAD em inglês, isso pode ser um fator complicado para quem não conhece muito bem o idioma e tenta entender o programa por conta própria.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *