Como utilizar estratégias visuais na sua comunicação

comunicação

A comunicação visual pode ser descrita como forma de expressão na qual se utilize de elementos visuais para ser compreendida. 

Esse termo se refere a toda troca de informações que for feita utilizando apenas o sentido da visão. 

Visto que alguns estudos desse campo chegaram a conclusão que é mais fácil educar ou persuadir um público por meio do uso desse tipo de estratégia.

Principais formatos de comunicação visual

Quando pensamos em comunicação visual, pode vir à mente primeiro uma sacola papel kraft ou um conteúdo complexo de design, como gráficos de rede social ou infográficos.

Contudo, a comunicação visual certamente desempenha um papel nesses casos, visto que existem outros tipos de conteúdo que se enquadram em seu guarda-chuva.

Alguns dos principais formatos de comunicação visual são:

  • Infográficos;
  • Diagramas;
  • Fluxogramas;
  • Roadmaps;
  • Gráficos e tabelas;
  • Relatórios visuais;
  • Apresentações;
  • Mapas mentais.

Dito isso, entenda melhor os motivos e benefícios de aplicar essa técnica abaixo.

Por que melhorar sua estratégia de comunicação visual?

O cérebro humano é projetado para processar estímulos visuais rapidamente. 

Portanto, imagens e diagramas oferecem a oportunidade de comunicar ideias e informações embutidas quase que instantaneamente.

Assim excluindo a necessidade de uma explicação ou um lembrete do que aquilo significa. 

Por exemplo, você consegue identificar que uma sacola de kraft segue o estilo retrô apenas por olhá-la e lembrar de referências parecidas.

Não fazendo necessário uma pessoa para explicar sua arte e a inspiração dela.

Ela auxilia no aumento de vendas

Especialmente para comércios, a comunicação visual é uma importante ferramenta de marketing.

Uma vez que os consumidores estarão aptos a identificar rapidamente o conteúdo do estabelecimento.

Destaque em relação à concorrência

Pense nas sacolas kraft personalizada de um estabelecimento, em muitos casos, ela pode ser a primeira impressão que um consumidor tem sobre uma marca. 

Uma estratégia mal elaborada por trás da comunicação visual da loja pode fazer com que um possível cliente escolha outra que pareça mais atrativa. 

Por exemplo, uma decoração não atraente, com má iluminação, letreiros internos e externos pouco chamativos.

Coloca coisas simples a seu favor

Um dos recursos mais simples, porém, efetivos que existem são as cores, elas são ferramentas muito úteis para estabelecer uma comunicação visual. 

Cores específicas evocam sensações e sentimentos específicos nas pessoas. Sendo assim, saber usar as cores para o marketing é fundamental para o sucesso de uma marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *