Comunicação visual: benefícios e sucesso do recurso

recurso para comunicação

Comunicar é uma habilidade natural ao individuo que se expressa por meio da fala, do sentir, do corpo, dos gestos, sons e imagens. Passando ao outros ideias, emoções e sentimentos, contribuindo para uma convivência mais harmônica, leve e social. Fazendo uso desse recurso a convivência é transformada e viabilizada.

Essenciais às pessoas, a comunicação também é usada pelas empresas para estabelecer bons relacionamentos com os seus mais diversos públicos.

Tendo como estratégia principal a comunicação visual, que possibilita o desenvolvimento da identidade visual, necessária para expressar os propósitos, valores, crenças e objetivos da organização, contribuindo para que sejam reconhecidas no mercado.

Ao investir nos materiais corretos, a comunicação visual agrega na valorização da empresa e comercialização de seus produtos, permitindo o seu constante e crescente desenvolvimento.

Rótulos

Os rótulos são inseridos nos produtos, principalmente os que são comercializados em supermercados e lojas de cosméticos. Personalizando e identificando os produtos, eles trazem informações relevantes e obrigatórias para os consumidores, indo desde todos os elementos utilizados para sua fabricação até o modo de usar e armazenar corretamente o produto.

Atualmente os rótulos adesivos personalizados são comuns e produzidos graficamente, por empresas e profissionais capacitados. Há indústrias que realizam esse processo automaticamente em suas linhas de produções, como as indústrias alimentícias, cosméticas, de bebidas e farmacêutica.

Essa produção automatizada possibilita mais produtividade e padronização nos processos, aumentando a qualidade e personalização dos produtos.

Os rótulos podem ser desenvolvidos em diferentes materiais, adaptando-se à forma e dimensão dos produtos, agregando também na imagem do produto.

Além dos rótulos impressos pelas industrias, há o rotulo personalizado para imprimir em gráficas especializadas, fazendo um movimento diferenciado para produção e inclusão desses acessórios. Essa prática é realizada em empresas menores, onde a terceirização é mais econômica e efetiva.

Suportes

As peças gráficas de comunicação são várias, podendo ser aplicadas para os públicos internos ou externos, os principais modelos são:

  • Cartão de visita;
  • Papel timbrado;
  • Pastas de arquivos;
  • Cartazes;
  • Banners.

A maioria desses modelos, principalmente os que são voltados à promoção de produtos e serviços, precisam de suporte para que sua exposição seja efetiva. Para comunicados e informações mais direcionadas e temporárias há o suporte acrilico A4.

Disponíveis no tamanho de uma folha sulfite, esse suporte em diferentes cores em tons transparentes, permite que o material visual produzido seja protegido e possam informar com clareza.

Nos modelos de mesa ou de parede, o suporte pode ser inserido em diferentes locais de um estabelecimento comercial, empresas prestadoras de serviço ou indústrias. Servindo para comunicados internos ou externos, o display acrílico A4 é um suporte versátil, dinâmico e necessário.

Dentro do âmbito interno, a comunicação visual serve para orientar, prevenir e reforçar a cultura organizacional, promovendo um ambiente mais estável, protegido e harmônico aos trabalhadores, incentivando uma produtividade maior e mais efetiva.

Dessa forma, o suporte promove comunicados e instruções nos mais diversos locais, como banheiros, cozinhas e sinalizadores. Com isso o display de parede A4 agrega tanto na comunicação como na decoração do local.

Padronização como recurso

A imagem de uma pessoa ou empresa é composta por detalhes e uma variedade de elementos que são importantes. Quanto às empresas há a identidade visual, composta pelo:

  • Nome;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Slogan;
  • Desenho da marca.

Mas, como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, por isso mesmo com uma boa identidade visual, a sua promoção constante é necessária para formação da imagem e sua consolidação no mercado.

Diante dessa necessidade, um recurso que as empresas incluem e que serve tanto para imagem quanto para a cultura corporativa, os uniformes padronizam e igualam as pessoas.

Além disso, reforça a identidade visual, transmite profissionalismo e segurança aos clientes e dentro da equipe minimizam as diferenças e promove um espaço mais colaborativo.

Para que todos os benefícios desse recurso sejam aproveitados é preciso que no momento da confecção de uniformes, os tecidos sejam confortáveis e permitam que as pessoas desenvolvam seu trabalho com toda a qualidade necessária.

Pensando nos trabalhos realizados os modelos de uniforme podem variar de um setor para outro, ou de empresa para empresa.

Assim, eles servem de como equipamento de segurança e valorização do colaborador que servirá para promover a marca e os trabalhos ofertados pelas empresas. Investindo em cada detalhe a comunicação visual promove a empresa e possibilita o seu sucesso com mais facilidade.

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