Comunicação visual: definição e importância

visual

Se comunicar é fundamental não somente entre as pessoas, mas também entre empresas e clientes, afinal, se alguém falar ou tentar se comunicar e outro não entender, não será possível traçar um caminho que leve a algum ponto visual necessário.

Por isso, que é necessário saber usar as linguagem certas para que a transmissão e o entendimento da mensagem sejam efetivos e causem o efeito necessário, no caso das empresas, aumentar as vendas e permitir que a marca se consolide frente ao mercado.

Uma das formas de comunicação mais importantes é a visual, e não é por menos que no trânsito a sinalização de trânsito horizontal em sua maioria é visual, pois associamos símbolos, cores e ícones de forma muito mais rápida que a linguagem escrita.

Assim, as empresas sabendo da importância do visual em sua comunicação vem investindo de forma pesada e insistente nessa linguagem.

Neste texto falaremos sobre o que é a comunicação visual, como ela funciona e alguns dos elementos que a compõe que podem ser de um banner com ilhos, até vídeos publicados nas redes sociais.

O que é a comunicação visual?

Como foi dito, comunicar depende de uma linguagem, e a linguagem visual é uma das mais importantes nos dias presentes, ainda mais com a internet que potencializou o uso das imagens e dos vídeos.

Assim, quando falamos de comunicação visual de uma empresa estamos nos referindo sempre a todos os elementos visuais que compõe uma marca e isso inclui variados componentes como:

  • Cores;
  • Símbolos;
  • Cores;
  • Ícones.

Além de compor toda uma identidade, a linguagem visual de uma empresa também podem estar dispostas para fazer determinada sinalizaçao horizontal tão importante para que os ambientes também sejam atendidos por esse tipo de linguagem.

Sem o investimento na composição de uma comunicação visual uma marca dificilmente conseguirá conquistar espaço entre o público e o mercado.

Por isso, que é fundamental que as empresas construam sua identidade visual com ajuda de profissionais que usarão conhecimentos diversos que vão desde o da psicologia das cores até composição de desenhos.

Construir a identidade com profissionais é a coisa mais acertada que uma empresa pode fazer, pois todas essas informações depois de definidas vão para um manual da marca que aponta o que compõe a marca, sendo usado para a produção das peças publicitárias posteriormente, sejam banner ilhos ou vídeos para as redes sociais.

Desenvolvendo uma comunicação visual para a empresa

Para o desenvolvimento de uma comunicação visual é necessário tomar alguns cuidados, principalmente, porque os detalhes será o que vai garantir a atenção do público para a sua marca.

Um exemplo, segundo pesquisas realizadas por diversas empresas de design apontam que quase 93% do público avaliam o visual de um determinado produto, principalmente a cor.

Por isso, que sempre quando for mexer com processos visuais, seja a construção de um logotipo ou um envelopamento automotivo é precisa saber as consequências do uso dessas cores.

Além desses dados, também foi apontado que 80% dos consumidores identificam uma marca por conta da cor, o que demonstra que cada vez mais o cuidado com a identidade visual deve ser levado a sério.

Abaixo apontaremos alguns componentes que são importantes e necessários para poder construir uma identidade eficiente e adequada.

1. Contratar profissionais

Não se constrói uma marca e sua identidade sem profissionais.

Por isso, é importante contratar profissionais qualificados e que te apontarão os elementos certos para o sucesso da sua marca.

2. Saber quem é o seu público

Saber quem é o seu público permite que a identidade visual e sua comunicação atinja os objetivos como o aumento das vendas, confiabilidade da marca, entre muitos outros.

Assim, se seu público for jovem, interessado em envelopamento carros e tecnologia é preciso desenvolver estruturas para atingir esse público, se for para um público mais velho é preciso fazer o investimento em mídias mais tradicionais.

3. Fazer diversos materiais

Para que a marca seja conhecida é preciso investir em diversos suportes, como a fachada da sua loja, cartões de visita, flyers, vídeos nas redes sociais, outdoors entre outros. Sabendo quem é o seu público te ajudará a identificar os suportes para divulgar a sua marca.

Esses são alguns pontos para a composição da marca e que são importantes para alcançar os objetivos como a expansão da marca, aumento das vendas e confiabilidade do público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *