Comunicação visual e a criação de impacto

comunicação visual

O mundo da comunicação visual é muito amplo, oferecendo diversas possibilidades às empresas e aos clientes.

Este setor é muito importante por ser o criador da identidade visual da marca, logotipo e ações que chamem atenção do cliente para determinado produto ou serviço.

Além disto, tudo que está no dia a dia tem a participação da mesma, seja no desenho da capa de um caderno, em adesivos decorativos, nas placas de sinalização, no banner, a comunicação visual está sempre presente!

Por isto, este artigo tratará sobre a importância deste setor tanto no ramo corporativo como no dia a dia das pessoas. Confira!

Comunicação visual: o que é e por que é importante?

Este setor atua de forma estratégica com o objetivo de trazer um destaque a determinado segmento, empresa ou objeto. Os profissionais que podem compor este setor são das seguintes áreas:

  • Design;
  • Marketing;
  • Relações públicas;
  • Publicidade e propaganda;
  • Jornalismo.

Estes profissionais trabalham para compor a imagem de uma marca, empresa, instituição diante do público, com o objetivo de trazer visibilidade.

Ou seja, é neste momento que os valores e a missão da empresa são importantes para compor uma imagem.

A vantagem de criar uma imagem, associando as cores, é que o cliente consegue lembrar muito mais rápido da empresa.

Por exemplo, existem determinadas marcas que só de ver o símbolo ou a cor, o cliente já sabe do que se trata.

Geralmente, esta equipe, em seu processo criativo utiliza os seguintes elementos para compor uma marca ou identidade visual:

  • Cores;
  • Fontes;
  • Elementos gráficos;
  • Formatos;
  • Imagens;
  • Ilustrações, entre outros elementos.

Além disto, a equipe estuda qual é o público-alvo da campanha, da empresa ou instituição com o objetivo de verificar o direcionamento correto, visando atrair mais visibilidade e lucratividade.

Investir neste setor tem se mostrado fundamental, pois ele consegue trabalhar a consolidação e fortalecimento da marca, gerando aumento na procura realizada por possíveis clientes.

Aplicação no dia a dia

Este setor esta inserido no dia a dia das pessoas, que se deparam constantemente com imagens, símbolos, placas, ilustrações, gráficos, fotos, dentre outros. Isto tudo é comunicação visual, só que aplicada em diferentes segmentos.

Ou seja, este setor é responsável pela criação da arte que está no outdoor, na placa de entrada de uma empresa, no design de uma camisa ou no catálogo de moda. Confira outros exemplos em que este tipo de comunicação está presente:

  • Cartão de visita;
  • Folders;
  • Embalagens e rótulos;
  • Painéis;
  • Sites institucionais;
  • Em jornais;
  • cadernos personalizados com fotos;
  • No uniforme dos funcionários;
  • Em adesivos para carros ;
  • Em etiquetas personalizadas (em diversos modelos como, por exemplo, tecido, cetim e papel);
  • Nas redes sociais, internet e e-mail marketing.

Uma ação muito comum no cotidiano é o uso dos adesivos. Este elemento é uma forma criativa, que pode ser utilizada em diversas cores, formatos e tamanhos, chamando a atenção das pessoas.

A grande vantagem é a possibilidade da customização a partir do cliente. E, estes adesivos podem ser utilizados em vários locais, como, por exemplo, cadernos e livros, na geladeira, em computador, ponto de ônibus, dentre outros ambientes.

Estes são alguns dos exemplos, mas existem vários outros que visam transmitir uma informação ao cliente, por meio da utilização de recursos gráficos.

Comunicação visual no ambiente corporativo

No âmbito corporativo e empresarial, este tipo de comunicação é fundamental para consolidar a marca. Mas, ela pode ser utilizada em outros modelos e formatos como, por exemplo, em brindes personalizados.

Estes brindes podem ser utilizados como uma estratégia para atrair mais clientes, ou em uma ação de uma data comemorativa, como, por exemplo, dia das mães ou dos pais.

Além disso, é possível oferecer um brinde ao cliente, a partir de um consumo em determinado valor. Outra possibilidade muito interessante também é presentear os funcionários, por meta, ou por desempenho.

Isto proporciona um estímulo maior em ser um bom colaborador. Além disso, existem vários tipos de brindes, como, por exemplo: copos, cadernos, caneta, porta-retratos, chaveiro, bolsa, caneca e Pen-Drive personalizado, dentre outros.

Além de que, pode-se presentear com Brindes corporativos diferenciados, por exemplo, com um cartão presente para compras em lojas ou uma viagem.

O importante mesmo é o símbolo que este brinde carrega consigo, demonstrando empatia ao cliente e aos funcionários.

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