Comunicação visual: fachadas e personalização

Quem é responsável por uma empresa ou negócio precisa ficar atento a diversos detalhes, dentre eles, a própria organização do negócio, visual, abertura da empresa e burocracia envolvida.
Assim como a contratação de funcionários, verificação de orçamento disponível, contato com os melhores fornecedores e disponibilidade do melhor produto para o cliente e outras ações.
No entanto, diante de tantas escolhas e responsabilidades que um chefe ou dono de empresa deve realizar, uma delas é indispensável: o investimento em comunicação visual.
O que é a comunicação visual?
A comunicação visual é um segmento da comunicação bastante importante porque trabalha de modo a atrair a visibilidade do cliente para determinado produto ou negócio.
Isso é feito por meio de estratégias de marketing e divulgação que são importantes para atingir os clientes de forma eficaz. A estratégia de comunicação visual dependerá do público-alvo de uma empresa, o tipo de produto a ser comercializado, assim como o segmento e negócio a ser explorado.
A partir da delimitação do público e dos objetivos, uma campanha publicitária pode ser criada levando em conta o desenvolvimento de anúncios, propagandas, impressão de material visual como folhetos e cartazes.
Assim como elementos para os meios digitais, como é o caso de divulgação em redes sociais, criação de peças online para divulgar os produtos, ou seja, existem várias possibilidades e estratégias da comunicação visual que podem ser adotadas.
Esse investimento dá certo, porque a função desse segmento é atrair a visibilidade do cliente, aumentando seu lucro, conquistando e fidelizando novos clientes, além de fazer com que seu negócio ganhe diferencial competitivo.
É importante lembrar que a comunicação visual possui diversas estratégias, que não são somente a criação de peças e propagandas.
O setor é responsável pela identidade visual da empresa, criação da marca, logotipo, definição de cores que representam a empresa e de elementos que ao serem memorizados pelo cliente, facilitam nessa visualização.
Dito isto, a comunicação visual pode estar em locais que você nem imagina, como na fachada ACM.
Aplicação da comunicação visual: as fachadas
As fachadas são elementos iniciais de uma loja ou de um comércio. Basicamente, consiste na porta de entrada do cliente em um determinado negócio.
Se em uma avenida, o cliente estiver exposto a várias lojas, marcas e produtos e o mesmo estiver indeciso sobre qual loja entrar, uma fachada bem pensada pode ser uma boa alternativa e estratégia de atração ao seu cliente.
Basicamente, uma fachada precisa conter o nome da empresa, seu logotipo, uma boa iluminação e estrutura, de modo a ser visualizada com facilidade pelo cliente.
Por isso, nossa recomendação diz respeito ao uso da fachada em ACM. Esse tipo de fachada é feita com placas de alumínio revestidas, que apresentam como características uma elevada resistência e durabilidade, além de flexibilidade e versatilidade no momento da instalação.
A compra e instalação desse tipo de fachada deve ser realizada por uma equipe profissional, em uma empresa confiável. Esse tipo de fachada admite o uso de várias cores e ainda é importante por integrar uma iluminação agradável.
Além dessa iluminação, por meio do uso dessa fachada é possível pensar também nos letreiros para fachadas.
Os letreiros podem ser compostos por vários tipos de materiais e ainda, podem contar com uma iluminação agradável, a depender se o funcionamento do negócio abranger o horário noturno também.
Dentre os materiais, podemos destacar:
- Em metais, como o aço;
- Em acrílico;
- Em madeira ou MDF;
- Em materiais como o PVC.
Diante de tantas possibilidades vale a pena o empreendedor verificar qual é o melhor modelo para o seu negócio.
Personalização de objetos para o seu negócio
Outra ação bastante importante da comunicação visual diz respeito à personalização de produtos. Personalizar, basicamente representa inserir sua identidade visual e logotipo em determinado produto.
Por exemplo, imagine uma etiqueta de composição ou etiquetas para roupas, que são muito comuns e os clientes olham para obter informações sobre o produto.
Quanto mais sua marca aparecer, mais o cliente associará determinado produto à marca e ainda, conseguirá memorizar com mais facilidade a respeito do seu negócio.
Outro elemento importante diz respeito à personalização de brindes que podem ser entregues aos clientes, como o troféu personalizado, bonés, canecas, roupas, o próprio uniforme dos funcionários, mochilas, camisas, caixas, sacolas, dentre outros.
Os clientes gostam de serem presenteados e por isso, é possível desenvolver técnicas que façam com que os mesmos se sintam assim, com a entrega de materiais como os trofeus personalizados.