Comunicação visual: técnicas e peças visuais

comunicação

O segmento do marketing e da comunicação visual contribui para que as empresas consigam ter uma boa imagem diante do seu cliente e parceiros.

Essa boa imagem pode ter início com uma fachada com iluminação e letras interessantes, além da delimitação de quais são os elementos que identificam uma marca ou negócio.

Diante disso, a comunicação visual não está presente somente na produção de banners, flyers e folhetos. Está presente na impressão dessas máquinas, em técnicas de chamar a atenção do seu cliente, em redes sociais e até mesmo, em materiais mais sutis.

Conheça a hot stamping e saiba como usar

A fita hot stamping é um material utilizado para a impressão tipográfica em elementos físicos como plástico, embalagens, peças, garrafas e até mesmo, em alguns eletrônicos.

Você já deve ter percebido que ao comprar um produto qualquer, ele não vem sem o nome da empresa, cores personalizadas ou identidade visual da marca.

Pelo contrário, você consegue visualizar seu logotipo, tipo de letra, quais foram as cores predominantes, dentre outros aspectos.

Essa estratégia de comunicação visual é utilizada exatamente com o objetivo de que sua marca seja reconhecida pelo cliente e que seu negócio consiga vender mais.

Diante disso, o hot stamping é utilizado por meio de um processo de impressão, que traz esse efeito de relevo, ou até mesmo mais metalizado, sofisticando um produto ou embalagem. Isso também é uma estratégia de conseguir chamar a atenção de seu cliente.

Por exemplo, se um cliente deseja utilizar uma impressao digital para imprimir seu cartão de visitas, ele deve utilizar esse efeito, levando em conta inserir sua identidade visual, logotipo e tipo de letra nesse cartão.

O tom que esse stamping também para o cartão é sensacional e diferencial, pois o seu cartão fica sofisticado, com um relevo que dá para sentir na ponta de seus dedos.

Além disso, essa técnica pode ser utilizada também em:

  • Convites para festas de casamento;
  • Convites para aniversários de 15 anos;
  • Nas capas de livro;
  • Em cartões de visita;
  • Em papéis timbrados para sua empresa;
  • Cartões de mensagens românticas;
  • Diplomas e certificados.

Para cada tipo de impressão de produto, existe uma técnica a ser utilizada a partir da metalização necessária ou das cores que o cliente deseja. Por exemplo, a depender do tipo de marca e até mesmo do seu negócio, várias embalagens podem contar com essa técnica.

Para compreender o procedimento de impressão dessa técnica, é importante buscar por uma grafica online atual card ou até mesmo uma gráfica presencial que seja de sua confiança para o desenvolvimento dessa atividade.

Essa gráfica precisa contar com um equipamento específico, já que a chapa de impressão é quente para que ocorra a presença da estampa. Por isso, fitas são utilizadas nesse processo como uma espécie de “carimbo”.

Diante disso, esse equipamento precisa contar com as especialidades desse tipo de impressão.

A utilização do vinil na comunicação visual

Além do processo de impressão e dessa técnica de relevo que é bastante interessante e contribui para chamar a atenção do seu público, existem outros elementos da comunicação visual que podem ser agregados em seu negócio.

Um deles é o vinil adesivo, que pode ser considerado como um material com bastante flexibilidade e versatilidade.

Além disso, esse tipo de adesivo em vinil possui aderência em diversas superfícies, sendo utilizado em campanhas publicitárias ou para a decoração de espaços. Seu corte pode ser feito de forma adaptada, ou seja, com diversos formatos.

É importante ressaltar que existem os tipos de vinil e falaremos sobre alguns neste artigo. Existe um modelo que é mais fosco, sendo utilizado para personalizar, decorar, assim como em projetos mais duradouros.

Além disso, ele é recomendado para ser utilizado em ambientes com texturas mais leves.

No caso do adesivo vinil transparente, sua impressão digital permite que o material siga transparente, apesar de apresentar características semelhantes ao modelo que é fosco.

Além de ser utilizado para a decoração, esse material pode estar presente em feiras e nos eventos. Isso sem falar da personalização que esse material pode obter, inserindo elementos da sua empresa como é o caso do seu nome e identidade da marca.

Além disso, é possível buscar outros materiais, como é o caso do PVC vinílico adesivo, que também é plástico transparente, com muita resistência e aderência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *