Confira 7 vantagens das placas de identificação

A comunicação é uma ferramenta extremamente importante no âmbito social. É a responsável por solucionar grande parte dos problemas de nosso cotidiano, pode criar situações adequadas, desde o início de um planejamento e tem um enorme poder de deixar a vida das pessoas mais fácil e prática.

Elas estão por todos os lugares

Entre as formas de comunicação, existe a falada, a escrita, a visual, a que mistura som e imagem, e muitas outras. Hoje trataremos de uma importante peça da comunicação: as placas de comunicação visual. Há muito tempo, sua difusão foi tamanha que elas já ocuparam até as portas de quartos residenciais e, hoje, estão presentes em quase todos os ambientes. Listamos para você 7 vantagens no uso dessas placas, seja ele empresarial, residencial, público, etc. Confira:

As vantagens em se utilizar placas de identificação:

  • Auxiliar quem está perdido

Com certeza, é uma das maiores utilidades das placas de comunicação visual. No mundo de hoje, por muitas vezes, você se deixou guiar apenas por placas e não pessoas, não é mesmo? É automático: se você está no shopping e precisa saber onde fica o banheiro mais próximo, basta se orientar pelas placas que estão acima de sua cabeça ou fixadas em paredes. Chegando ao banheiro, você encontrará placas de comunicação visual interna, indicando qual é o banheiro masculino e qual é o feminino – e qual é o banheiro para famílias, ou fraldários. Outro exemplo: é o seu primeiro dia na nova empresa e você está completamente perdido, sem saber onde é a sala em que acontecerá sua reunião. Basta que você se guie através das placas de identificação de salas, e rapidamente você estará situado. Ou, uma situação parecida: é seu primeiro dia de aula em uma universidade nova e você não tem ideia de onde é a sala em que ocorrerá sua primeira aula. É só comunicar-se com alguém que lhe dará uma referência, e após sentir que está chegando perto do local, informe-se pelas placas de identificação de salas de aula.

  • Expressar proibição

A referência que muitas pessoas usam para saber se algo é permitido ou não, em determinado ambiente, muitas vezes, são justamente as placas. Por exemplo, no estado de São Paulo, é proibido fumar cigarros em ambientes fechados. Para que as pessoas mantenham-se atentas a essa regra, os estabelecimentos costumam deixar expostas placas sinalizando essa proibição.

  • Sinalizar um aviso

As placas também podem sinalizar para que se adote algum comportamento em determinadas situações, como um aviso. Por exemplo, “Ao sair, feche a porta”. Ou “Mantenha o silêncio”. Esses tipos de mensagens, estão lá justamente para que alguma regra seja respeitada sem haver sido combinado anteriormente. Qualquer pessoa que ler a placa, já vai entender que tipo de comportamento deve adotar para não causar inconvenientes.

  • Alertar perigo

Também é uma das grandes utilidades das placas. Um dos melhores métodos de se evitar e prevenir acidentes, são as placas sinalizadoras. Elas podem servir para alertar perigo ao andar por um chão que está escorregadio, risco de alta tensão, risco de queda, pois há presença de degraus, risco de explosão se fumar naquele ambiente ou até mesmo, risco de contaminação por um ambiente que contém substâncias radioativas.

  • Indicação de itens

As placas também podem ser usadas como indicadoras de itens, que podem ser necessários. Por exemplo, há placas que indicam onde estão os extintores de incêndio, no caso de ocorrer algum acidente ou que indicam que há um alarme de incêndio, câmeras e hidrantes.

  • Indicações gerais

Placas são muito úteis para indicar todos os tipos de coisa. Como já vimos, por exemplo, as placas de identificação de salas e as que servem para indicar itens. Mas um ótimo exemplo de indicação geral, é a placa de indicação de acessibilidade, que é utilizada para indicar tudo que é de uso restrito, ou oferece melhores condições às pessoas portadoras de necessidades especiais: banheiros, mesas no refeitório, vagas de estacionamento, ônibus que dispõem de mecanismos para receber cadeirantes, etc.

  • Para decoração

A última vantagem trata-se de uso de placas para a decoração de ambientes, através das placas personalizadas. É muito comum, ao assistir séries americanas, reparar que as portas dos quartos dos adolescentes são cheias de placas, tais como “entrada proibida” e “perigo”. A prática do uso de placas para decoração se difundiu de maneira inteligente, pois hoje em dia, elas estão presentes em cenários de programas de TV ou canais na internet. Percebendo a possibilidade de lucro, as empresas passaram a produzir placas personalizadas de filmes clássicos, jogos de videogame e até de algumas séries de TV, com o principal propósito de vender objetos de decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *