Conheça produtos presentes no universo da comunicação visual

comunicação

A comunicação visual é todo meio de comunicação expresso com elementos visuais, como fotografias, símbolos, imagens, desenhos, gráficos, entre outros. Em suma, é todo tipo de mensagem que pode ser compreendida apenas pela visão.

Já é comprovado que utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que apenas textos. Ainda mais nos atuais tempos, em que a informação precisa ser passada de maneira rápida e de fácil entendimento.

Os textos precisam ser lidos e interpretados, o que resulta na ocupação de um tempo do receptor. Enquanto isso, a imagem atinge o público de maneira instantânea.

Cuidar da imagem da empresa é fundamental para gerar resultados mais satisfatórios, pois fortalece a sua marca na mente dos consumidores, reforça os valores da empresa, conquista a credibilidade dos mais diversos públicos e ajuda a empresa a ganhar espaço no mercado.

Atualmente, estamos vivendo a era digital, mas alguns exemplos nunca saem de moda, como as embalagens personalizadas. Este é um tipo de produto da comunicação visual muito eficiente, pois garante que sua marca seja levada até a casa do cliente, seja com brindes ou produtos adquiridos.

Existem diversos tipos de embalagens no mercado e cada uma se adequá às necessidades dos clientes ou produtos.

Embalagens diferenciadas

Todos os tipos de embalagens podem ser personalizados, mas algumas estão ganhando o mercado de brindes e presentes, por exemplo. O tubo de papelão e a caixa de papelão podem ser considerados produtos de ampla circulação nesta categoria.

São encontrados nos diversos tamanhos e larguras e podem se adequar às preferências do cliente. Um exemplo de uso muito comum destas caixas são as lembranças de festas infantis ou casamentos.

Outro uso muito comum deste tipo de produto é para a confecção de cofres de moedas ou cédulas de dinheiro. E este também é um tipo de lembrança bastante comum, principalmente em festas de aniversários infantis, ou como brindes em empresas do setor financeiro.

Empresas do setor alimentício também utilizam bastante para o envio e armazenamento de seus produtos. Entre as principais vantagens proporcionadas por esta embalagem, estão : personalizações de diferentes estilos e de acordo com o gosto do cliente, diversos formatos e tamanhos disponíveis no mercado, fácil manuseio e preço baixo.

Outro tipo de embalagem diferenciada é a cartela blister, muito utilizado em pontos de venda de autosserviço. Esta tem o formato de uma cartela em que a base pode ser de papelão, alumínio ou plástico, em que o produto fica dentro de uma “bolha” de plástico transparente moldada por calor e selada a vácuo, como é o exemplo de pilhas ou canetas.

Além de proteger e acondicionar, a cartela blister possibilita a visualização do produto dentro da embalagem, melhorando a exibição nas gôndolas e prateleiras das lojas.

Além disso, este tipo de embalagem é uma opção ecológica, pois, após aberta, os materiais da embalagem podem ser desmontados e reciclados.

Identificação pela comunicação visual dos produtos

Outro tipo de comunicação visual muito utilizado são as etiquetas adesivas. Podem ser:

  • Permanentes ou removíveis;
  • Para altas ou baixas temperaturas;
  • Em contato direto com alimentos;
  • Resistentes à água;
  • Para segurança ou como lacre.

Para definir o tipo de etiqueta também deve-se levar em consideração a quais tipos de agressões a etiqueta estará sujeita.

É preciso identificar quais serão as atividades dispostas desta etiqueta, e qual será o tipo de manuseio ou se ela deverá ter uma duração longa ou curta, entre outros fatores.

As etiquetas são fundamentais para identificar determinado produto, por isso, a comunicação visual deve ser eficiente nesse sentido. O conteúdo da etiqueta deve ser eficiente e transmitir ao público exatamente o que se deseja passar. E, para que isso seja efetivo, a impressão deve ser da melhor qualidade.

Mas, como fazer a impressão nas etiquetas se a impressora comum não aceita as bobinas de etiquetas adesivas? Atualmente, existem no mercado impressoras específicas para a impressão em etiquetas.

Estas impressoras são conhecidas como impressora térmica, pois produzem uma imagem impressa aquecendo seletivamente um papel específico para este tipo de impressão.

Funciona assim: quando a cabeça da impressão térmica passa sobre o papel, este torna-se escuro nos locais onde é aquecido, fazendo com que produza uma imagem. Por isso, a impressão na bobina de papel oferece mais nitidez e estabilidade de imagem na momento da impressão.

De qualquer modo, a comunicação visual deve atingir seu objetivo maior: passar a mensagem correta por meio de elementos gráficos. A escolha certa dos materiais é fundamental para que esta comunicação seja eficiente e atinja sua finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *