Curiosidades sobre o universo das impressoras coloridas

As impressoras estão presentes na vida de muitas pessoas, todos os dias. Seja para imprimir um currículo, retirar um documento ou para entregar trabalhos na faculdade/escola, as impressoras estão por toda parte.

No entanto, devido à crescente tecnológica, surgiram inúmeros modelos da máquina, que imprimem qualquer coisa, até materiais em 3D. Entretanto, o sucesso no mundo das impressoras fica por conta das que imprimem projetos coloridos.

Desde um simples trabalho para a escola até maravilhosas imagens, bem tratadas e com qualidade de dar inveja, o universo das impressoras colorida é magnífico.

Talvez seja por esses motivos que muita gente procura por impressão colorida preço na internet, porque o resultado final agrada tanto aos olhos como o bolso.

Por conta disso, separamos algumas curiosidades sobre estas máquinas, que ajudam a colorir o tom cinza do mundo. Acompanhe a leitura a partir do próximo tópico.

Magia eletrostática

A impressora colorida possui tecnologia diferente para realizar as impressões no papel. Diferente dos antigos cartuchos usados em impressoras jato de tinta, a máquina de impressão colorida usam toners para funcionar.

Ou seja, são mais rápidas e possuem qualidade sobressalente em cada impressão. Além disso, o toner impressão é feito com uma tinta especial em pó.

Que passar por um processo magnético, que resulta na impressão colorida. Em linhas gerais, quando uma imagem é enviada para a impressão, as impressoras analisam o arquivo.

Que é carregado na memória RAM da máquina e, dessa forma, decidem quais partes da foto ou texto precisam de cor e quais não.

Por isso que ao visitar uma gráfica, por exemplo, o atendente pergunta se a imagem é colorida ou em preto e branco.

Em suma, as impressoras coloridas contam com um cilindro fotorreceptor, carregado com energia eletrostática. O fio de corona (componente da máquina) fica incumbido de carregar os cilindros com carga positiva.

Enquanto o canhão a laser fica encarregado de descarregar a carga negativa. Dessa forma, o cilindro fica dividido em duas partes: cargas negativas e positivas.

Sendo assim, a imagem é formada com energia eletrostática. Com a máxima acima em vista, o toner de impressora lexmark entra em ação.

Jogando o conteúdo feito de pigmentação em pó de carbono, sobre o cilindro fotorreceptor e resulta na imagem impressa.

Rende mais

Outra curiosidade sobre as impressoras coloridas, consiste na capacidade de rendimento em cada impressão.

De acordo com os padrões normativos estabelecidos pela Organização Internacional de Normalização (ISO), o rendimento de um toner de tinta para plotter hp 510 é calculado com base no número de páginas (5% de cobertura).

Assim sendo, a duração média de um toner chega a ser de 1000 a 2000 páginas. Ou seja, rende muito mais do que os modelos anteriores.

Entretanto, dependendo da marca, o volume de impressão pode mudar para mais ou para menos. Confira algumas vantagens das impressoras coloridas:

  • Rapidez na impressão;
  • Qualidade no resultado final;
  • Alto rendimento;
  • Raramente mancha a folha;
  • Impressão resistente;
  • Não desbota as impressões.

Cabe destacar que, no caso da tinta para plotter hp 510, a impressão quase nunca apresenta alguma imperfeição ou mancha. Sendo assim, não ocorre o desperdício de tinta, muito menos de papel.

Diferenças entre cartucho e toner

Em linhas gerais, as impressoras que funcionam com cartucho, são aquelas para uso doméstico, impressão de trabalhos e boletos.

Em contrapartida, funcionam com toner as impressoras de alto rendimento, como as usadas em gráficas e escritórios.

Muita gente costuma confundir os dois elementos, no entanto, há muitas diferenças entre um cartucho hp, voltado para impressora jato de tinta e o toner.

Este usado comumente em impressoras coloridas a laser. A única diferença predominante entre as duas maneiras de impressão, é o formato da tinta.

Que, assim como foi mencionado há pouco, os toners utilizam tinta em pó, enquanto as impressoras jato de tinta usam o cartucho plotter com pigmentação convencional.

Além disso, as impressoras coloridas a toner possuem valor um pouco mais elevado, comparadas às jato de tinta, uma vez que contam com maior rendimento em cada impressão.

Remanufatura de toners e cartuchos

Utiliza-se no mínimo 5 litros de petróleo, para confeccionar um cartucho de tinta, uma fonte de energia poluente e não renovável.

Dessa foram, reciclar toner e cartuchos, incluindo o plotter hp é uma boa maneira de economizar.

Para ter uma ideia, as empresas gastam cerca de 60% somente com impressão de materiais de escritório, como relatórios, boletos e contratos.

Por conta disso, a remanufatura de cartuchos, a economia gerada pode bancar a compra de uma nova impressora, em um período de 360 dias. A remanufatura consiste na limpeza, manutenção e reutilização de cartuchos e toners.

Além disso, o procedimento não causa nenhum problema na máquina, além de reduzir os impactos ambientais. Ah, a qualidade de impressão continua a mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *