Dicas para melhorar a comunicação visual em comércios

Um estudo realizado pelo Sebrae de São Paulo indicou que a melhora no visual de uma loja ou ponto de venda pode ampliar os negócios em até 40%. A pesquisa evidencia a força da comunicação visual nos ambientes comerciais.

Nos pontos de venda, a comunicação visual é responsável por estabelecer um diálogo entre o empreendimento e o cliente, com grande influência no momento da compra de produtos ou serviços.

Ferramentas como um painel com informações, banner, adesivos personalizados, displays de diversas formas e móbiles criam um relacionamento simples e direto com os consumidores. Além disso, cada uma das ferramentas tem possibilidades e vantagens distintas.

Benefícios da comunicação visual no comércio

Talvez a principal vantagem da comunicação visual seja o custo baixo de aplicar as estratégias, em comparação com o investimento nas mídias tradicionais, já que as peças podem ser facilmente encomendadas em uma grafica especializada. Elas também podem ser usadas muitas vezes, dependendo das estratégias comerciais.

A grande possibilidade de personalização é outro ponto favorável, de acordo com a campanha de marketing realizada, pensando no ponto de venda e nos produtos.

Outro benefício é que os itens focam no momento mais crítico para o consumidor, que é o momento de decisão da compra.

Portanto, se o cliente lê o anúncio feito em um banner, por exemplo, e se dirige a uma prateleira para pegar um produto, é porque a comunicação pode ser considerada bem feita.

Principais peças de comunicação visual nos comércios

Para estabelecer um bom relacionamento com os consumidores nos pontos de venda, algumas peças são essenciais para transmitir mensagens e compor o ambiente comercial. São elas:

  • Banners, com o objetivo de chamar a atenção;
  • Adesivos, guiando os clientes pela loja;
  • Displays, apresentando ou promovendo produtos;
  • Móbiles, passando recados rápidos aos clientes.

Banners

Com o principal objetivo de chamar a atenção dos consumidores, o banner geralmente é instalado em um local bastante visível e deve ser sedutor ao olhar.

O design de um banner precisa ser convincente, inspirando confiança no cliente e criando uma identificação com a marca.

Adesivos

A impressão de adesivos personalizados pode ser bastante útil em lojas grandes, servindo para guiar os clientes até produtos ou serviços desejados.

Os adesivos têm um preço acessível e, por isso, também podem ser utilizados para decorar paredes ou provadores.

Display

Promover ou evidenciar um produto é a função do display, que geralmente também apresenta os preços ou características técnicas dos produtos.

Eles podem ser utilizados para indicar promoções ou novidades, com possibilidade de instalação no chão, no balcão e existem até modelos de display de parede.

Móbiles

Os móbiles podem ser mais raros de serem encontrados por aí, mas também dão um efeito interessante na montagem de um comércio.

As peças são suspensas, presas por fios fixados no teto e são mais utilizadas em farmácias, mercados ou lojas pequenas, como as de conveniência.

Eles não têm o apelo promocional das bandeirolas, poluem menos os ambientes e passam recados rápidos aos clientes no momento de compra.

Cuidados para a eficácia da comunicação visual no comércio

Os signos semióticos utilizados nas ferramentas de comunicação visual servem de meio entre o emissor e o receptor da mensagem, que seria o cliente.

Por isso, para atingir a meta de atrair e informar o consumidor, é necessário estar atento à utilização dos itens.

A limpeza e conservação é essencial para a apresentação de qualquer instalação ou banner promocional.

Da mesma forma, não adianta investir nas ferramentas se a loja está suja ou mal organizada, o que também tem efeitos negativos na imagem da marca.

Assim como a mensagem escolhida para as ferramentas, é fundamental escolher bem as cores, tipo de letras e evitar ao máximo erros de português. O mais recomendado é a escolha de um design que facilite a leitura, com mensagem curta e clara.

Para a exposição dos itens, o mais indicado é a instalação ao alcance dos olhos e das mãos e nunca em locais em que podem atrapalhar a circulação de pessoas.

Ao melhorar a comunicação visual de um empreendimento, fica mais fácil aumentar as vendas e atrair mais clientes, ressaltando promoções ou até mesmo a qualidade dos produtos.

A comunicação visual muitas vezes define a primeira impressão que o cliente tem de uma loja e, por isso, quanto mais equilibrada e planejada, melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *