Equipamentos essenciais para um escritório de arquitetura

escritório

Um escritório de arquitetura pode atender diversos tipos de clientes, com uma infinidade de obras que podem ser construídas, seja em grandes centros urbanos, seja em cidades do interior e litorâneas, que recebem, cada vez mais, condomínios residenciais para casas de veraneio.

Estes espaços precisam de uma atenção apropriada, pois muitos processos burocráticos demandam tempo e investimento, que não podem ser desperdiçados em nenhum momento.

Por isso, a contratação de um arquiteto é de extrema importância, pois ele verificará as possibilidades de implementação de casas térreas ou sobrados, pequenos prédios ou grandes edifícios, para que toda a estrutura suporte, de maneira adequada, o objetivo proposto pelo cliente.

Mercado de trabalho é abrangente e variável

Para um profissional da área de arquitetura, aplicar seus conhecimentos pode ser amplo, com diversos cenários em que sua atuação é importante, garantindo a segurança estrutural de diferentes empreendimentos imobiliários.

Estar bem preparado, com um escritório devidamente montado e organizado para receber os clientes, é um passo importante.

Ter um cartão de visita digital é imprescindível, em tempos que a tecnologia avança a passos largos em todos os setores da economia.

Alcançar os clientes nos mais diferentes setores é importante, pois as possibilidades de criação são infinitas, e podem ser empregadas em construtoras, incorporadoras imobiliárias, serviços de reforma e tombamento de patrimônios históricos.

A atuação em decoração de ambiente, paisagismo e mobilidade urbana também podem ser empregados pelos profissionais de arquitetura, já que as medidas e soluções de espaçamento fazem parte de todo o escopo estrutural de um estado ou município.

Contando com a ajuda da tecnologia, oferecer a potenciais clientes um cartão de PVC com chip integrado, com todas as informações e projetos que já participou, pode economizar muito tempo das pessoas interessadas.

Funcionando como um pendrive, esse tipo de cartão está cada vez mais em voga, permitindo a inclusão de um extenso currículo, além de propostas de projetos que possam interessar a pessoas específicas, tornando o cartão de visita um objeto pessoal e intransferível.

Parcerias favorecem bom desempenho profissional

O investimento em fortalecer parcerias profissionais também é um importante passo, para um escritório de arquitetura e os profissionais que atuam na área.

Uma gráfica rápida é importante para dar andamento na criação de documentos que precisam ser encaminhados para agilizar os processos burocráticos, mas não apenas isso.

É preciso ter plantas arquitetônicas de tamanhos adequados, com todos os detalhes que fazem parte de uma obra estrutural, indicando:

  • Áreas cobertas e descobertas;
  • Ambientes impermeáveis e molhados;
  • Taxas de ocupação territorial;
  • Recuos de calçada e alturas apropriadas.

Todo esse serviço deve ser apresentado com a plotagem de plantas em alta qualidade, para que todo o planejamento do projeto seja colocado em perspectiva real de tudo que será construído.

Obras necessitam de acompanhamento constante

Todos os documentos devidamente produzidos e encaminhados para os respectivos profissionais, é preciso ir à campo, verificar o andamento das obras e se todas as normas de segurança estão sendo implementadas.

Dependendo do número de projetos que um escritório de arquitetura é responsável, alguns podem estar em início de produção, alguns na fase de implementação de paredes, lajes e telhados e outros, mais adiantados, já no momento do serviço de acabamento.

Essa fase tem como características principais o envolvimento direto do proprietário, pois muitos objetos devem ser práticos e funcionais para os moradores de uma residência.

No caso de um estabelecimento comercial, como um escritório de advocacia ou uma clínica médica, por exemplo, áreas distintas devem ser empregadas, como recepção, sala de atendimento, banheiros e cozinha devidamente instalados.

Ainda assim, os profissionais voltados à área de arquitetura podem sugerir o emprego de produtos para personalizar cada ambiente, como biombos, mesas e cadeiras para recepção, salas de reunião e de diretoria.

O acompanhamento quanto às entregas dos colaboradores e empresas parceiras refletem na produtividade do escritório de arquitetura, oferecendo aos clientes um relatório completo sobre todo o investimento empregado nos projetos arquitetônicos.

Tanto os elementos gráficos quanto as ferramentas de comunicação podem ser disponibilizadas para todos os envolvidos, entre profissionais e partes interessadas, como os contratantes, com espaços dedicados para comentários e solicitação de alterações, assim como a implementação de equipamentos para a conclusão dos serviços.

Dessa forma, tudo fica registrado e pode ser checado a todo instante, ao alcance de um celular, tablet ou computador com acesso à internet. É a tecnologia encurtando caminhos e garantindo um atendimento personalizado e produtivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *