Etiquetas: prestação de serviço para os consumidores

etiquetas e rótulos para alimento

A identificação de ingredientes nos produtos oferecidos no mercado é obrigatória, seguindo as normas de proteção ao consumidor. Para atender às leis aplicadas por autarquias governamentais, como vigilância sanitária e órgãos de importação e exportação, as empresas empregam diferentes modelos de etiquetas em seus produtos.

Essas etiquetas devem atender aos mais variados produtos oferecidos no mercado consumidor. Desde a garantia de que os produtos não foram violados, até a identificação de ingredientes, evitando a exposição do consumidor a produtos alérgicos ou contaminantes.

Importação e exportação: informações e regras para etiquetagem

A importação de produtos dentro do próprio país deve seguir regras, sob imposição da vigilância sanitária, para evitar qualquer tipo de contágio ou demais riscos.

Por isso, a identificação dos produtos voltados para o mercado interno devem conter todas as informações necessárias para que possam ser comercializados livremente pelo país.

A etiqueta bopp, por exemplo, tem como característica principal a resistência variável de temperatura em ambientes úmidos.

Do mesmo modo, existem modelos de rótulos adesivos que podem ser aplicados em vasilhas plásticas ou de vidro e sua remoção pode indicar violação do produto, garantindo a segurança na comercialização em pontos de venda, como mercados, supermercados e atacadistas.

Diversos produtos podem receber este tipo de material, conforme as especificações técnicas de cada objeto em que a etiqueta adesiva bopp será aplicada. Suas características gerais podem justificar seu uso, podendo destacar:

  • Resistência a água, sem mudança aparente;
  • Tem baixa elasticidade;
  • Não se movimenta após a colagem;
  • Fácil visualização de impressão.

Para produtos voltados para a exportação, esse tipo de material é eficiente, com custo-benefício compatível com outros materiais de identificação visual.

Os invólucros também podem fazer parte do acabamento de embalagens de produtos específicos e, por isso, é preciso identificar os modelos disponíveis no mercado fornecedor.

Modelos diferentes de etiquetas para o mercado

Para atender a indústria automobilística foi desenvolvido o rotulo bopp metalizado, que faz parte de carrocerias e motorização de veículos, de modo que eles não percam suas características originais e mantendo as informações por um longo período de tempo.

As características principais desse tipo de etiqueta são a resistência às variações de temperatura e a possibilidade de aplicação, como preços e identificação patrimonial.

Esse tipo de etiqueta também é empregado na indústria alimentícia, disponibilizando aos consumidores todas as informações em embalagens eficientes, voltadas para salgados, biscoitos finos, bolachas recheadas, chás e café em pó.

Produtos sazonais também utilizam esse tipo de embalagem, seja o modelo metalizado ou uma etiqueta bopp fosco, que é geralmente usada nos períodos de páscoa, dia das mães, dia dos namorados e nas festas de confraternização nos finais de ano.

A funcionalidade das etiquetas são variadas e abrangentes, podendo atender a uma ampla gama do mercado consumidor. Atendendo a normas técnicas, é preciso verificar a possibilidade de lacração dos produtos.

Uso de etiquetas para evitar violação de produtos

O mercado de equipamentos eletrônicos e a indústria farmacêutica devem garantir a inviolabilidade de seus produtos, seja para a segurança do usuário e validade de garantia, seja para assegurar os ingredientes oferecidos dentro de cápsulas de medicamentos para pessoas que precisam de um remédio para se curar.

As empresas que trabalham no ramo de etiquetas oferecem o lacre de segurança void, que é feito de poliéster e, após a abertura, deixa marcas de que o produto foi violado, impedindo que ele seja reposto em prateleiras ou vendido para outras pessoas, como um produto novo e lacrado.

Esse tipo de etiqueta também serve para evitar qualquer tipo de fraude, pois é possível que as fabricantes tenham sua marca disponibilizada nos lacres void, garantindo o controle de qualidade dos produtos e sua inviolabilidade até o momento de uso pelo consumidor.

Os produtos eletrônicos também utilizam este tipo de etiqueta para garantir que os usuários não tenham acesso a componentes sensíveis e que podem causar algum tipo de acidente elétrico.

Nesses casos, as assistências técnicas possuem a capacidade de identificar se o lacre em questão foi rompido e se a garantia do produto ainda é válida. Caso o lacre não tenha sido alterado ou removido, a garantia pode cobrir o conserto de equipamentos sem custos adicionais.

De todas as formas, é preciso identificar cada produto de maneira correta, para que a comercialização possa ser feita tanto internamente quanto para distribuição no mercado exterior, atendendo outros países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *