Identidade visual e informações nas etiquetas

visual

Uma empresa que disponibiliza o produto no mercado consumidor espera que os clientes possam se identificar de alguma maneira com sua identidade visual.

Pode ser a necessidade imediata ou a figura chamativa presente na embalagem disposta de maneira adequada em uma prateleira ou balcão de um estabelecimento comercial.

A imagem estampada na embalagem pode provocar diversos sentimentos, como curiosidade ou simplesmente ter informações claras e diretas que levam o consumidor a escolher determinado produtos entre tantas marcas à disposição.

Os profissionais que trabalham com comunicação visual entendem que o primeiro contato visual do consumidor para com o produto está em uma embalagem bem desenvolvida, com um logo reconhecível.

Isso pode estar por trás de uma campanha de propaganda e marketing que envolve diversas ferramentas de comunicação.

Ainda assim, a decisão final é do consumidor, e um rótulo elaborado de maneira apropriada vai garantir que o produto seja do consumidor, entre tantos outros.

Investimento em produtos apela para o visual

Esse apelo visual está relacionado a qualquer bem de consumo que possa ser adquirido pelos clientes.

São observados diversos pontos para que a escolha seja decisiva, entre elas:

  • Cores da embalagem;
  • Formato apresentado;
  • Informações pertinentes;
  • Apelo visual atrativo.

Quando se pensa em um picolé dentro de uma geladeira apropriada, o que se observa é a embalagem do produto. Apenas isso pode influenciar até mesmo na escolha do sabor que o cliente vai querer provar.

Por estar em um ambiente frio e úmido, o rótulo BOPP possui as características corretas embalar o picolé. Ele é resistente e versátil, com possibilidade de impressão em máquinas desenvolvidas para esse tipo de produto.

A produção desse material pode ser personalizado de acordo com as instruções da empresa que fabrica, com diferentes efeitos.

Eles podem ser translúcidos, perolados ou metalizados, de acordo com as características mais apropriadas e que atinjam o objetivo de proteção do produto e informação ao cliente, como data de validade, ingredientes utilizados e empresa responsável.

No entanto, há embalagens que precisam ser produzidas para divulgação específica de um produto, utilizando uma data comemorativa.

Para isso é contatada a fabricante de etiquetas promocionais que recepcionam o material que será preparado para entrega no período certo.

Esse tipo de campanha é muito comum em festas sazonais, como embalagens de alimentos utilizados em determinadas épocas do ano. No Brasil é comum encontrar etiquetas personalizadas no período do carnaval, nas festas juninas e nas festas de fim de ano.

Embalagens recebem informação em destaque

Para que os consumidores tenham todas as informações ao alcance, as embalagens devem ter uma durabilidade aceitável. Por isso, o material utilizado deve ser de boa qualidade e que proporciona fácil leitura na impressão.

Muitas empresas utilizam a etiqueta em bobina com adesivo super aderente, garantindo a presença a todo o instante na embalagem, até o descarte final.

Esse material é vendido por empresas especializadas, com papel apropriado para impressão das informações por meio de equipamentos como impressoras de tinta ou laser.

Vale destacar que após o descarte, o material pode receber um tratamento apropriado dentro das empresas de reciclagem, o que caracteriza a sustentabilidade dentro dos processos de etiquetação de produtos.

Os empreendedores que trabalham com escala pequena na produção de bens de consumos podem encontrar etiquetas para artesanato em tecido, dando uma nova perspectiva para o produto oferecido para o consumidor.

Esse material é mais nobre e pode ser empregado em embalagens personalizadas, produtos finos e até mesmo localizados. Isso garante mais autenticidade para o que é comercializado, valorizando o material desde o princípio, a partir do visual apresentado.

Indústria têxtil segue regras rígidas

As roupas e calçados ocupam um espaço à parte quando o assunto é etiqueta. Para as empresas atuantes na indústria têxtil há diversas obrigatoriedades que precisam ser implementadas nas vestimentas oferecidas para o público.

Por isso, que as etiquetas de tecido para roupas precisam ser resistentes e que estejam visíveis no momento da compra, pois diversos dados estão presentes nesse material.

Entre eles, podemos destacar:

  • Identificação da empresa;
  • Tamanho da roupa ou calçado;
  • Modo de lavar e passar;
  • Composição de material.

Esse setor segue regras rígidas, tanto nacionais quanto internacionais, pois muitos produtos são fabricados para atender o mercado exterior. As informações presentes são apresentadas de forma universal para que possam ser compreendida em qualquer idioma.

Como podemos perceber, seja um rótulo para os produtos alimentícios ou as etiquetas personalizadas de tecido, todos são importantes e devem ser empregados de maneira correta para garantir a presença no mercado consumidor.

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