Identidade visual empresarial e profissional são importantes

identidade visual

Uma empresa é reconhecida por sua identidade visual, que é representada por um logo que remete a ideia pela qual ela se propõe a atender os clientes. Os significados podem ser variados, mas sempre estão associados aos produtos e serviços, de alguma maneira.

Por isso é importante uma empresa investir corretamente em uma identidade visual para que possa ser empregada nos mais diversos materiais impressos e digitais, além dos produtos e do próprio estabelecimento comercial.

É importante destacar que a marca deve estar relacionada à realidade da empresa. O desenvolvimento de um planejamento de comunicação é importante, com foco em determinadas mídias que possam alcançar o público-alvo.

Mídias tradicionais como jornais e revistas, além de propagandas em programas televisivos e estações de rádios funcionam. A complementação com as mídias digitais, modernas e acessíveis, chegou para ajudar ainda mais na divulgação em massa, tendo um alcance ainda mais abrangente.

Apresentação formal com cartão de visita

Todas essas mídias devem ser acompanhadas da identidade visual da empresa, com o logo sempre em destaque para melhor compreensão do receptor. A papelaria entra no escopo dos materiais que recebem a marca corporativa, entre eles:

  • Papel timbrado;
  • Bloco de anotações;
  • Nota fiscal;
  • Envelopes.

Outro material que pode ser produzido em conjunto com esses elementos é o cartão de visita preto e branco, adotando um tom sóbrio à empresa, com seriedade e centrada nos afazeres aos quais se propõe.

Conforme a área de atuação empresarial, a equipe responsável pela comunicação visual pode desenvolver cartões de visita criativos, remetendo aos serviços e produtos disponíveis para o mercado consumidor.

Vale lembrar que não são apenas as empresas corporativas que precisam de uma identidade visual a ser trabalhada constantemente. Profissionais que atuam como autônomos precisam ser lembrados a partir de uma imagem significativa.

Sendo assim, um advogado precisa ter sempre à mão um cartão de visita advocacia, indicando as áreas que atende, como Civil, Criminal, Trabalhista, entre outras especialidades relacionadas ao Direito.

O início de um diálogo entre duas pessoas, em um ambiente de trabalho, por exemplo, pode ocorrer a partir da apresentação e oferta de um cartão de visita. Esse instrumento de comunicação diz muito sobre uma pessoa, quando bem elaborado e legível.

A partir dos dados empregados, como nome, profissão ou cargo, telefone e endereço, abre-se a possibilidade de estender a conversa em um novo patamar. Isso é usual no mundo corporativo e na captação de clientes, podendo ser utilizado em diferentes situações, desde que tenha bom senso.

Identidade visual ajuda a manter contato

Dentro de um ambiente de trabalho, o funcionário precisa ser identificado para que possa ser acionado por um cliente sempre que necessário. Para imprimir um toque pessoal, apresentar o nome a partir de um porta crachá com cordão bem visível é uma solução eficiente e que ajuda todos os envolvidos.

Esse tipo de material pode ser utilizado em diversos ambientes de trabalho, como o chão de fábrica, dentro de um restaurante ou lanchonete, até mesmo mesmo em parques de diversão e outros estabelecimentos comerciais.

O material produzido deve ser resistente e de boa qualidade, pois a visualização deve ser permanente, ao menos dentro do ambiente de trabalho. Além disso, ele serve como ferramenta de divulgação da marca, levando em consideração que o cordao para cracha possui o nome da empresa com certo destaque.

Como sempre, as empresas precisam aproveitar todas as oportunidades em que é possível apresentar a marca, o logo, ou qualquer que seja a imagem utilizada para remeter aos produtos e serviços ofertados.

Gráficas utilizam equipamentos de última geração

Todos os materiais impressos devem ser produzidos com uma qualidade visual adequada. Por isso a terceirização do serviço para uma gráfica competente é necessário em todos os aspectos.

Essas empresas terceirizadas investem em equipamentos modernos, utilizando material gráfico como papel e tinta de procedência testada e aprovada.

As gráficas que trabalham com impressora uv led abriram um leque de opções de serviços produzidos, atendendo uma variedade ampla de materiais que podem receber a impressão de logos corporativos.

Esse modelo de impressora emprega a sustentabilidade no setor gráfico, pois a cura da tinta ocorre em um tempo menor, reduzindo o odor e a eliminação da tinta que temo como base o solvente, prejudicial ao meio ambiente.

A entrega dos materiais é feita em blocos fechados, comprimidos de forma adequada com a aplicação de plastico filme stretch em torno dos impressos, garantindo proteção no trajeto da gráfica até o destino final.

As empresas que apostam na identidade e comunicação visual como um ponto importante no desenvolvimento e crescimento corporativo investem continuamente nesse setor. A divulgação de uma marca mantém na lembrança do público que ela existe e está pronta para atender, conforme a necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *