Marca em exposição reforça presença perante a concorrência

Marca

Os estabelecimentos comerciais que querem se destacar no mercado competitivo precisam criar uma identificação própria, uma Marca. Com o uso de elementos característicos que aproximam a comunicação entre comercialização e consumidores, muitas empresas desenvolvem projetos únicos para clientes que querem estar à frente da concorrência.

A criatividade é uma das principais ferramentas para que um empreendimento comercial possa chamar a atenção de um consumidor. Por isso, muitos profissionais indicam investimentos em diferentes soluções, como:

  • Fachadas convidativas;
  • Nome de efeito sugestivo;
  • Desenvolvimento de marca;
  • Planejamento e ações de marketing.

São processos que precisam ser acompanhados por profissionais da área de comunicação visual, com um projeto que seja extensivo a várias áreas de atuação.

O ambiente interno e o atendimento também são primordiais para o sucesso diante dos concorrentes e para se tornar uma referência para os consumidores.

Diferentes ações aproximam a clientela de lojistas

Um nome que chama a atenção é um passo importante para relacionar os produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor. É preciso levar em consideração que isso não é o suficiente para atrair cada vez mais e mais clientes.

O treinamento no setor de atendimento é essencial em qualquer situação, pois a simpatia e a apresentação de soluções podem ser grandes diferenciais para os clientes.

Além disso, há outros procedimentos que podem ser adotados e compartilhados para que a marca seja espalhada entre os consumidores.

A distribuição de canecas personalizadas para os clientes fiéis é uma forma de manter o nome da empresa presente no dia a dia das pessoas.

Essa ação pode ocorrer em momentos sazonais e eventos específicos, como o aniversário da instituição comercial ou em festas como Natal e ano novo.

Respeitando os limites do bom senso, muitos planejamentos de comunicação devem ser aplicados conforme as possibilidades.

Muitas ferramentas estão à disposição dos profissionais da área de propaganda e marketing que podem ser utilizadas de acordo com as finalidades propostas.

O importante é empregar a criatividade como uma impressão digital única e exclusiva em diferentes situações, promovendo a positividade e a decência da marca e dos produtos comercializados nos estabelecimentos comerciais.

Reforço da marca com ferramentas simples

Muitos produtos podem ser identificados a partir dos rótulos empregados nas embalagens dos produtos.

Potes de vidro e latas de alimentos em conserva se apropriaram da comunicação visual para apresentar informações obrigatórias, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor.

Indo além dessa obrigatoriedade, também utilizam as etiquetas adesivas personalizadas para que possam espalhar a propriedade visual única, que facilita a identificação entre os concorrentes.

São aplicadas formas e conteúdos próprios, com logos e desenhos que se destacam entre tantos no meio de uma prateleira de um supermercado ou uma gôndola de uma padaria.

A produção deve ficar sob a responsabilidade de gráficas especializadas nesse tipo de produto, pois as informações ali contidas devem ser de fácil leitura e com cores que chamam a atenção para o produto quando fica em exposição.

As máquinas que fabricam as etiquetas adesivas são rotativas que respeitam o tamanho dos produtos, podendo ser recortado com facas especiais em formatos triangulares, retangulares, quadrados ou redondos.

A aplicação de cores variadas também é possível, com tintas desenvolvidas para esse modelo de etiqueta, com proteção de películas transparentes e resistentes à umidade.

Embalagens para embrulho fazem a diferença para marca

Os empreendimentos comerciais oferecem diversos produtos que são comercializados sem uma embalagem específica. Como exemplo temos:

  • Grãos;
  • Farináceos;
  • Frios e embutidos;
  • Carnes diversas.

Em determinados casos a presença de rolo de papel kraft é o suficiente como solução para embrulhar os produtos vendidos de forma avulsa. O próprio cliente pode determinar a quantidade que comprará, evitando desperdício.

As lojas de roupas e calçados também precisam utilizar embalagens para embrulhar alguns produtos oferecidos para os clientes. Blusas, calças e camisetas podem ser vendidas por unidade e serem empacotadas de maneira individual.

Assim como eletrônicos e eletrodomésticos são vendidos em lojas especializadas. Por isso, o rolo de papel pardo está sobre o balcão, ao alcance do atendente, para que possa fazer um pacote apropriado para o transporte de forma segura.

O emprego de uma marca d’água garante a divulgação de forma espontânea e orgânica, sem custo adicional.

Todas as ferramentas apresentadas são acessíveis e de fácil aplicação. É preciso uma atuação profissional para enxergar as possibilidades e aproveitar da melhor forma, em conformidade com o tipo de comunicação que está à disposição.

Muitos elementos visuais chamam a atenção dos consumidores mesmo que de maneira inconsciente. Isso demanda estudos e pesquisas que fazem parte do desenvolvimento dos planos de marketing, com ferramentas adequadas para cada momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *