O que vou aprender em um curso de NR 35?

NR 35

É inegável que as leis trabalhistas do nosso país tenham tomado muita força ao passar dos anos. Principalmente se levarmos em consideração a necessidade de capacitar funcionários para atender às maiores demandas de protocolos altamente burocráticos. Um curso NR 35, entretanto, é muito mais do que pura papelada, por isso, é importante manter-se sempre muito atualizado. Afinal de contas, esta é a norma regulamentadora que busca proteger e auxiliar quem realiza trabalhos em grandes altitudes.

Hoje vamos falar um pouco sobre o conteúdo principal deste curso e como ele garante uma melhor chance de se destacar em entrevistas de trabalho. O que é um grande trunfo para quem trabalha com telecomunicações e afins.

Vamos conferir?

O que você vai aprender em um curso de NR 35?

Lembrando que embora estejamos falando sobre o conteúdo do curso em geral, isto aqui não serve como um curso em si. Ainda que você tenha acesso a todas as informações, vídeos e materiais, você só conseguirá sucesso se tiver um certificado válido em mãos.

Isto porque a fiscalização do governo é bastante rígida e não quer só saber se você tem condições de agir de maneira segura, ela quer comprovações disso.

Como analisar riscos e condições impeditivas

Esta é uma das partes mais importantes de todo o trabalho. Com ela, você estará habilitado a fazer uma visão crítica da situação e saber o que pode dar errado no meio do seu trabalho.

Como o conteúdo da NR 35 em questão é de grandes altitudes, podemos listar por exemplo alguém que vá dar uma manutenção em uma antena muito alta, sendo que visivelmente existe um temporal se aproximando.

Outro exemplo bem tranquilo é perceber que existe um ninho de vespas no meio do seu caminho. Por mais que pareça inusitado, isto pode acontecer e causar acidentes graves, até mesmo mortais.

Ações para prevenção e controle

Os riscos sempre estarão lá, mas se você não souber controlar ou prevenir os principais, a verdade é que o trabalho nunca irá acontecer. Por isso, esta parte do conteúdo está inteiramente focada em garantir que a pessoa esteja ciente de tudo o que pode acontecer em relação a externalidades negativas.

Saber como controlar as situações de risco é crucial também para quando houver acontecido o inevitável. Não é porque um acidente veio a realmente se concretizar que não podemos então diminuir o problema.

EPIs e EPCs

Dois tipos de materiais essenciais para garantir a proteção de todos os envolvidos são os EPIs e EPCs. EPI é a sigla para Equipamento de Proteção Individual, ou seja, aquele que irá proteger quem o está utilizando.

Podemos listar como um EPI importante para este tipo de trabalho o cinto de proteção e até mesmo os óculos de proteção e capacete.

Agora, os EPCs são Equipamentos de Proteção Coletiva, que como o nome já diz, servem para proteger várias pessoas envolvidas. Um exemplo bem simples seriam os kits de primeiros socorros ou redes de proteção.

Principais acidentes

Então, para que você tenha uma melhor ideia de como se proteger evitando e até mesmo controlando a situação, são mostrados os principais acidentes em altura. Desta forma você consegue evitar uma série de quadros como maior intuição.

O que fazer em emergências

Vários problemas vão exigir uma ação rápida e segura. Por isso, parte do curso vai se encarregar de como você deve agir em situações de emergência, principalmente garantindo que a pessoa tenha como evitar que danos ainda maiores venham a acontecer.

Lembrando que o principal sempre será garantir o controle do risco e também manter a cabeça fria para não se desesperar. Se necessário, aplicar técnicas de primeiros socorros que garantam um atendimento prévio para alguém que for machucado.

Mas sem dúvida nenhuma, você também verá que a melhor coisa a se fazer é chamar ajuda assim que possível.

Tipos de fixação

Como todo trabalho em altura, o profissional aprenderá a fazer nós, amarrações e ancoragens que dêem o suporte necessário para agir em situações de risco. Por isso, é importante que você esteja totalmente habilitado para evitar depender de equipamentos de resgate.

Lembrando que isto também estará diretamente envolvido com o estudo de EPIs e EPCs. Pois traça uma série de ações para garantir uma boa aplicação de princípios básicos.

Resgate em grandes alturas

Um ponto muito importante de todo este processo é perceber que resgates podem ser necessários. Por isso, serão também ensinadas técnicas básicas de resgates em grandes alturas.

Isto facilitará a segurança e o desenvolvimento de situações para escalar até uma solução mais segura. Lembrando que em vários casos pode ser necessário contar com a ajuda de bombeiros e outras instituições ligadas a esta.

Primeiros socorros para trabalhos em grandes alturas

Embora já tenha feito alguma menção lá atrás, é importante dizer que este tipo de trabalho também irá trazer a possibilidade de aplicar técnicas de primeiros socorros bastante específicas.

Você verá como socorrer e proteger pessoas em situações complicadas, até porque as contusões e ferimentos costumam ser bastante específicos, e é ideal saber fazer uma ação da maneira correta.

Considerações finais

Como você pode ver, é essencial que qualquer pessoa que esteja diretamente envolvida em um trabalho que envolva altura esteja também completamente preparada para enfrentar os riscos e desafios deste tipo de atividade.

Entretanto, é importante dizer que não só os cursos presenciais podem preparar você para este certificado, cursos online são igualmente eficazes e proporcionam um custo bem mais acessível.

E claro, a modalidade online te permite economizar tempo que antes seria completamente empregado em locomoção até o local de aula. Além de poder adiantar os conteúdos ao invés de esperar a próxima aula.

Lembrando que mesmo as empresas tendo a responsabilidade de te entregar esse curso gratuitamente, você também ganha agilidade e visibilidade nos processos de contratação caso já tenha um certificado.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis e que você tenha entendido exatamente o que vai aprender em um curso de NR 35. Mas qualquer dúvida estou à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *