Os serviços gráficos: transformações e continuidades

serviços

As gráficas são muito importantes para o mundo da publicidade e do marketing, essa função ganhou muito mais fôlego nos séculos XX e XXI. Porém, a história das gráficas retomam os séculos XV e XVI, mais precisamente com a prensa de Gutenberg, que garantiu a impressão em larga escala de panfletos, revistas e livros.

De lá para cá se desenvolveu diversos tipos de serviços graficos cada um voltado para uma demanda existente do mercado. É por conta desse grande número de serviços que neste artigo trataremos sobre alguns serviços que podem ser encontrados nas gráficas modernas.

A impressão por plotagem

A plotagem é um tipo de impressão feita com uma impressora conhecida como plotter. Essa impressão é usada por profissionais de arquitetura, engenharia, design e publicidade e propaganda, por conta dos trabalhos que necessitam ser impressos em diversos tamanhos.

As plotagens, sejam plotagem A4, ou outro tipo, são usadas como guias em um obra (no caso de plantas) ou então apresentação para uma empresa, plantas humanizadas entre outros.

A plotagem então serve para que os trabalhos que são finalizados nos computadores por esses profissionais sejam impressos com grande qualidade.

De modo geral, a plotagem então é um serviço de impressão em grandes escalas. O plotter (a impressora) tem grande precisão é são usados para projetos que estão em diversos tipos de papéis do A0 até o A4, sendo este o menor tamanho que a impressora faz.

O plotter é muito usado para plotagem de plantas e projetos arquitetônicos já que estes possuem muitos detalhes e precisam ser impressos em folhas grandes.

O plotter também é usado para impressão de:

  • Mapas;
  • Plantas;
  • Desenhos;
  • Projetos.

Existem algumas metodologias de plotagem que podem ser realizadas pela gráfica.

1. Plotter de impressão

A plotagem de impressão consiste no uso de máquinas com capacidade para o serviço em folhas muito grandes como no caso das A2, A1 e A0.

O plotter para realizar esse tipo de serviço utiliza uma tinta líquida que é reproduzida no papel ou então na lona, fazendo então a impressão.

2. Plotter de recorte

É um equipamentos que se assemelha à impressora, porém, ela possui uma lâmina e serve para que o formato do papel seja feito.

São realizados recortes em banners, tecidos, placas, letras e números. Esse equipamento é também encontrado em grafica rapida.

Manual de marca

Outro serviço que as gráficas tem realizado é a elaboração e a impressão de manual de marca para as empresas.

Esse manual consiste em um documento que possui um guia para que a identidade visual do negócio seja respeitado. Assim, possuem diversas informações como as cores, conceito de marca, assinaturas e outros componentes.

As empresas então chegam a gráfica com a ideia de imprimir alguns manuais para disponibilizar aos profissionais que utilizarão. Desse modo, a gráfica pode fazer de diferentes maneiras, e metodologias.

Um modo de impressão que vem chamando a atenção das gráficas, e estas, estão atualizando para atender o mercado, é a vinda da impressão digital que garante muito mais qualidade.

Esse tipo de impressão está indo também para o serviço de plotagem que já realiza impressão de envelope A3 personalizado com essa técnica.

Serviços de impressão 3D

As impressoras 3D existem há quase 30 anos, mas foi há pouco tempo que ganhou maior notoriedade por conta de avanços nesse serviço.

Algumas gráficas começaram a prestar o serviço de impressão 3D para que os clientes possam fazer alguns elementos em 3D, como a impressão do logotipo em 3D, de frases, nomes, e até partes de um projeto.

Uma impressão 3D começa com o desenvolvimento de projetos para impressora 3D, em software de modelagem. Com o modelo pronto, é necessário converter o arquivo no formato padrão da impressora 3D.

Depois, é preciso colocar o material que será usado para a impressão, que pode ser metal, plástico ou borracha (tendo muito mais materiais), e então o objeto começa a ser impresso. Essa impressão começa camada por camada de baixo para cima.

O tempo de impressão depende muito do objeto, do material, e da complexidade do projeto. Assim, pode durar horas, como dias.

Assim, vimos que os serviços gráficos evoluíram e hoje apresentam novas metodologias e novos produtos, ganhando espaço dentro do mercado de publicidade, propaganda e também editorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *