Quem deve conhecer um pouco mais sobre a NR 20?

nr 20

Toda empresa que trabalha com produtos inflamáveis deveria conhecer tudo sobre a NR 20, além de oferecer a seus funcionários, mas infelizmente nem todas as empresas conhecem essas normas.

Para os profissionais que se expõem a produtos inflamáveis mas nunca receberam equipamentos qualificados, e nem sequer esse treinamento, a empresa a qual pertence contará com uma série de penalidades.

Lembrando que um curso NR20 é essencial para várias propostas de trabalho.

A seguir conheça um pouco mais sobre a NR 20, qual o seu significado, qual a sua importância no meio profissional, quem deve receber e conhecer esse treinamento, atente-se também a alguns cuidados que devem ser tomados.

Qual o significado de NR 20? 

Essa é uma das 37 normas existentes, a NR 20 foi editada pela Portaria MTb nº 3.214 em 1978, seu significado é Norma Regulamentadora e estabelece requisitos mínimos para gestão de segurança e saúde do trabalho.

Conforme a Portaria SIT nº 787, editada em 2018 afirma que essa norma é especial, pois regulamenta e legaliza a execução do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Tendo em consideração todas as atividades, equipamentos e instalações utilizados, sem direcionar a setores ou atividades específicas.

Cada norma tem a sua função algumas gerais e outras mais específicas que é o caso da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho para profissionais que exercem seus cargos expostos a produtos inflamáveis podendo ser gases ou líquidos. 

A seguir, conheça a definição dos líquidos e gases inflamáveis conforme as normas, conforme a classificação SSO estabelecidas em suas atividades.

Líquidos combustíveis 

Conforme a NR 20 os líquidos combustíveis são os que se encontram maior que 60º graus celsius e menor ou igual a 93º graus celsius.

Líquidos inflamáveis 

Os líquidos inflamáveis são os que possuem ponto de fulgor menor ou igual a 60º graus celsius.

Gases inflamáveis

Conforme a NR 20 os gases inflamáveis são os que inflamam com o ar a 20º graus celsius e uma pressão padrão de 101,3 kPa.

Qual a importância de receber esse treinamento?

Esse treinamento é importante para capacitar a todos os profissionais para exercerem suas funções com seguranças tendo ciência dos riscos a qual estão expostos.

Além de saber manusear todos equipamentos de proteção da forma correta.

Com a NR 20 eles saberão todas as medidas que devem ser tomadas diante de uma situação de risco e emergência, todos os cálculos que devem ser feitos pelos mesmo para seja possível intervir ou até controlar a situação.

Para a empresa esse treinamento é importante para mantê-la regular diante das normas regulamentadoras, onde dessa forma estão evitando possíveis danos e prejuízos além de multas que podem ser geradas caso haja contra as leis estabelecidas.

A Nr 20 passou por mais de 6 alterações, todas estabelecidas e editadas pelas Portarias, dentre todas as atualização sempre foi e será priorizado a segurança e saúde dos profissionais nas empresas e não se aplica a edificações residenciais unifamiliares.

Quem deve receber e conhecer o treinamento NR 20?

Todos os profissionais que trabalham em empresas que fabricam ou até manuseiam produtos inflamáveis e combustíveis, a seguir acompanhe algumas das empresas que devem fornecer esse treinamento aos seus empregadores:

  • Empresas que fabricam combustíveis;
  • Empresas que fabricam gás inflamáveis;
  • Empresas fornecedoras de combustíveis;
  • Empresas fornecedoras de gás inflamáveis.

Após receberem o treinamento a NR 20 orienta sobre como as suas funções devem realizar os projetos.

Além de terem acesso a um prontuário de instalação que de certa forma deve ser sempre atualizado a seguir acompanhe os requisitos básicos deste prontuário.

Projeto de instalação

Nessa parte do prontuário deve conter informações detalhadas do projeto para que facilite no processo de manutenção, nos detalhes do projeto deve conter mapeamento, medidas, cálculos, pontos de risco, entre outros.

Plano de inspeção e manutenção

Após a análise do projeto é possível estabelecer um plano para que seja possível realizar a manutenção com segurança, além de precisar ter em mãos os equipamentos de proteção.

Análise de risco prevista no item 20.7.1

Nessa etapa o empregador precisará elaborar e documentar as análises de risco da operação detalhadamente que envolvem o processo de extração, armazenamento, produção, transferência, manuseio e manipulação de líquidos combustíveis e inflamáveis.

Plano de prevenção e controle de vazamentos, incêndios e explosões

Após feitas todas as análises de risco, os profissionais deverão ser capacitados e preparados onde precisarão criar planos de prevenção para obter o controle da situação.

Plano de resposta a emergência

Por fim, nessa etapa do prontuário todas as pessoas profissionais ou não deverão estar cientes dos riscos aos quais estão expostos e deverão ser informados de como proceder na situação de emergência.

Como pode ser visto, esses são passos importantíssimos para a tomada de decisões e principalmente para garantir a segurança de todos em momento de riscos que possam vir a acontecer.

Por isso, todos os profissionais devem ter esse treinamento além de ter acesso a esse prontuário.

Atenção e Cuidados

Atente a manter todos os profissionais capacitados e equipados conforme as normas para que ambos possam garantir sua segurança, além de evitar prejuízos e penalidades que podem ser aplicadas.

Atente se a data de fabricação e validade de cada equipamento e também da validade dos produtos inflamáveis sendo ele gás, líquido ou combustível, para que também esteja conforme as normas. 

Esteja informado e ciente de que os equipamentos devem ser e estar padronizados, e conforme as normas ele poderá ser adquirido em território nacional ou território internacional.

Considerações finais

Em resumo de tudo que foi descrito acima, não há dúvidas de que a NR 20 é importantíssima para a segurança dos profissionais de empresas que fornecem ou fabricam produtos inflamáveis.

Vale lembrar que é importante se atentar aos cuidados necessários para que se evite multas entre outras penalidades que podem ser geradas pelo MTE por estar fora do padrão estabelecido pela mesma.

No mais, é importante dizer que a capacitação também é pode ser feita por meio de cursos online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *