Segurança de produtos passa pelo lacre primário

segurança de produtos

Manter os produtos devidamente seguros, com as características intactas, deve seguir diversos procedimentos para garantir que nada será violado.

Um equipamento eletrônico, por exemplo, não deve ser violado, para não perder a garantia de fábrica.

Os motores dos veículos também devem estar com lacres em diversos pontos, para que a potência veicular, ou acessórios secundários, não possam afetar as instalações de fábrica.

Produtos diferenciados precisam de lacre

Muitos televisores, aparelhos de som, computadores e notebooks usam este tipo de etiqueta para garantir que as peças internas não sejam removidas em casos específicos.

Nesse contexto, apenas as redes autorizadas, com profissionais gabaritados, podem realizar a quebra do lacre e podem utilizar etiquetas próprias para repor no local em que foi retirado.

O mesmo pode ser dito de produtos nos mais diversos segmentos, como alimentícios e farmacêuticos.

Todos devem contar com um lacre adesivo de segurança, para que garanta que os produtos não sejam violados durante o transporte, ou quando estiver em exposição nas prateleiras.

Por isso, é preciso saber escolher que tipo de lacre será utilizado no fechamento das embalagens, antes que este seja disponibilizado para o público consumidor.

No setor alimentício, desde os pequenos fornecedores de alimento até as grandes redes de lanchonetes e restaurantes, que atendem diversos mercados externos, precisam ter uma etiqueta lacre de segurança nas embalagens.

Isso deve ocorrer, principalmente, quando os estabelecimentos disponibilizam o serviço de entrega à domicílio, para que os produtos cheguem ao destino final com as características solicitadas durante o pedido.

Este tipo de artifício garante a qualidade do produto entregue ao cliente. Assim como também identifica quando houver qualquer tipo de violação. Nesse caso, a troca pode ser solicitada.

Para que isso seja possível, é preciso desenvolver uma etiqueta de segurança com tamanho adequado, com as cores e formatos que se encaixem nos espaços definidos para manter o fechamento.

As empresas que fabricam os mais variados tipos de etiqueta podem fornecer materiais diferenciados, como etiquetas com desenhos holográficos, que impedem a reprodução.

Além disso, é possível deixar as etiquetas com as marca da própria empresa, para que assim, fique tudo devidamente registrado como marca única.

A autenticação das etiquetas confere maior segurança aos produtos oferecidos. Afinal, elas permitem a personalização de todos os produtos oferecidos para o cliente, fortalecendo a marca e dando a garantia de qualidade que é característica da empresa.

Além disso, caso os produtos sejam entregues de forma terceirizada, as etiquetas de segurança não irão permitir nenhuma violação por parte dos entregadores.

São inúmeras vantagens, tanto para o fornecedor, quanto para o consumidor, quando este tipo de lacre é aplicado às embalagens dos produtos. São elas:

  • Facilidade na hora da abertura e do fechamento;
  • Qualidade garantida conforme embalado;
  • Segurança para fornecedor e entregador;
  • Impossibilidade de adulteração.

Esse tipo de segurança, tanto em equipamentos, quanto em produtos alimentícios, garantem que não houve nenhum tipo de adulteração, desde o momento do fechamento da embalagem até a entrega no destino final.

A indústria alimentícia se aproveita bastante deste tipo de lacre, como batatas enlatadas, potes de maionese e margarinas.

A segurança do produto fica garantida, assim como impede a entrada de fungos e bactérias, que podem estragar os produtos antes da data da validade expirar.

Particularidades na confecção do lacre

A confecção dos adesivos e etiquetas de segurança precisam passar por tratamentos especializados, para que garanta a qualidade do produto interno.

A manufatura de modo caseiro pode não surtir o efeito desejado, perante os clientes. O amadorismo demonstra descaso, além de correr o risco de não estar de acordo com as normas de regulamentação sanitária, no caso dos alimentos e de segurança, no caso de equipamentos eletrônicos, que podem passar uma corrente elétrica em determinados pontos.

As empresas especializadas possuem uma impressora devidamente equipada, com tecnologia capaz de oferecer diversos modelos personalizados, com a garantia de lacre em todos os pontos importantes de uma embalagem ou de um equipamento eletrônico.

Há etiquetas que deixam marcas, quando retiradas de forma incorreta, assim como aquelas que não podem mais ser reutilizadas, pois possuem cortes específicos.

Para garantir que o produto terá todas as características respeitadas, até a entrega ao cliente, ou que não sofrerá nenhum tipo de violação interna, é possível solicitar que as empresas de criação façam etiquetas personalizadas, com marcas d’água e com o logo da empresa.

O importante é oferecer um produto de qualidade, que respeite as normas de segurança, em todos os aspectos do setor mercadológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *