Sinalizações visuais facilitam comunicação interna

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Um ambiente comercial precisa de diferentes sinais para determinar o posicionamento e a diferença entre clientes e funcionários. Essa delimitação pode ser projetada de maneiras sutis, com uma comunicação visual apropriada, ou com elementos estruturais, como balcões e portas com acesso restrito de pessoas não autorizadas.

Para atrair os clientes, também é possível criar diferentes placas de sinalização, apresentando descontos promocionais ou destacar uma área voltada para as novidades do comércio.

Além disso, é preciso garantir a proteção de funcionários e consumidores, com placas de aviso obrigatório, voltados para a segurança e que são padronizadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que possui, inclusive, poder como órgão fiscalizador e atuante nessa área.

Projetos adequados para uso eficiente da comunicação

Os ambientes voltados para o atendimento ao público devem ser sinalizados sob diversos aspectos, como salão de atendimento, balcão e prateleiras para disposição de produtos, entre outros modelos que variam conforme a atividade fim de um empreendimento comercial.

Para que as sinalizações sejam aplicadas de acordo com as normas técnicas recomendadas, o projeto pode ser desenvolvido por uma empresa de comunicação visual, com atuação de profissionais capacitados e conhecimento adequado.

Um espaço organizado e devidamente iluminado, com uma equipe de atendimento devidamente treinada, oferecendo diferentes soluções para os problemas dos consumidores, demonstra eficácia e possibilidade de alavancar a empresa diante da concorrência.

As instalações corretas de uma sinalização promovem uma mobilidade sem dificuldades, com indicativos corretos para ambientes distintos, como:

  • Caixa registradora;
  • Balcão de informações;
  • Atendimento exclusivo;
  • Saída de emergência.

Cada sinalização é acompanhada de cores e palavras distintas, reforçando a mensagem que precisa ser passada para o receptor, de maneira fácil, com figuras e letreiros informativos.

A produção dos materiais também deve ficar sob a responsabilidade de uma empresa especializada, para garantir os tamanhos e cores corretas.

Os profissionais que atuam na área de comunicação podem contatar uma gráfica mais próxima, com as máquinas adequadas.

A instalação dentro do estabelecimento comercial deve ser aplicada de acordo com as normas propostas pelos órgãos fiscalizadores, como altura proporcional para visualização eficiente, além da aplicação de luzes em pontos estratégicos e portas para saída de emergência com abertura facilitada.

Mobilidade facilitada com elementos visuais

Centros comerciais, shopping centers e supermercados são alguns exemplos de estabelecimentos comerciais que utilizam a comunicação visual de diversas maneiras, facilitando a mobilidade dos usuários.

Por isso, é muito comum encontrar nestes espaços um totem sinalização indicando o corredor ou o piso onde os consumidores se encontram.

Dessa forma fica mais fácil encontrar a praça de alimentação, lojas específicas ou áreas dedicadas para cinema, teatro, estacionamentos e espaço infantil.

Nas áreas externas a comunicação visual também está presente, seguindo regras para garantia de segurança de todos os envolvidos.

Em um estacionamento de um supermercado, por exemplo, a presença de uma sinalização horizontal preta funciona como contraste no pavimento.

Esse cuidado previne acidentes envolvendo pedestres e veículos, definindo os espaços de forma correta, de acordo com as sinalizações presentes para a circulação nas vias.

Estabelecimentos específicos não fogem às regras

Os empreendimentos comerciais diferem em serviços e produtos oferecidos para o mercado consumidor. Ainda assim precisam respeitar à legislação voltada para a segurança patrimonial e de todos os usuários, funcionários e clientes.

A placa saida de emergencia precisa estar devidamente instalada sobre uma porta com acesso facilitado, além de luzes indicativas com bateria em casos de queda de energia.

Isso garante que, em momentos de pânico, as pessoas que estiverem dentro do estabelecimento comercial possam reconhecer, de maneira universal, o local que serve como escape seguro.

Isso vale para shopping centers, supermercados, restaurantes e loja de esportes. Não importa os produtos que são comercializados. É preciso seguir as regras da maneira como foram pensadas e impostas.

Respeitando todas as normas regulamentadas pelos órgãos fiscalizadores, garantindo a segurança de funcionários e consumidores, a comunicação visual também ajuda no fortalecimento de uma marca ou a divulgação de um produto específico.

Aplicadas de maneira correta, as sinalizações transmitem mensagens e conceitos importantes para o público.

Os empreendedores que percebem logo a importância da aproximação com seu público-alvo conseguem reforçar os ideais da empresa, influenciando, inclusive, na escolha por determinado produto ou estabelecimento comercial em oposição à concorrência.

O investimento em recursos visuais, com a parceria de empresas e profissionais capacitados, permite o crescimento da empresa, com destaque para o atendimento eficiente aos amigos e clientes.

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