Tipos de impressora e suas vantagens

Se você está se perguntando que tipo de impressora pode ser uma boa opção para sua casa ou escritório, é uma boa ideia descobrir quais tipos estão disponíveis tanto para locação de impressora colorida ou para comprar.

Quer você tenha conhecimento prévio de impressão ou não, ainda vale a pena examinar quais outras opções podem estar por aí, como a moderna impressão 3D, bem como algumas das opções mais populares do passado.

Para quem não sabe nada sobre impressão em geral, pode ser extremamente confuso saber a diferença entre os tipos de impressoras. Não apenas isso, mas não é fácil dizer que tipo de impressora será a melhor escolha para você.

Cada impressora possui diferentes prós e contras, o que a torna mais adequada para uma tarefa e talvez menos adequada para outra tarefa.

Geralmente, as impressoras podem ser divididas em diferentes categorias, dependendo de seus mecanismos.

Devido à maneira como são projetadas, elas podem se encaixar em duas categorias diferentes, por exemplo, uma impressora a jato de tinta, a impressora fotográfica é o núcleo de uma impressora a jato de tinta, mas também pode ser definida pelo fato de ser feita especificamente para fotografias.

Há ainda, a impressão 3D construção civil que é ainda mais específica.

Então, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras pelas quais você pode categorizar as impressoras:

  • Jato de tinta;
  • Laser;
  • LED;
  • Sublimação de tinta;
  • Térmica.

Impressora a jato de tinta

Hoje, quando falamos de impressoras, geralmente comparamos dois tipos diferentes – jato de tinta e laser. Ambos são eficazes à sua maneira.

As impressoras a jato de tinta provavelmente são a melhor opção para quem as utiliza em casa, enquanto as impressoras a laser são melhores para uso comercial e de escritório.

Os nomes de cada tipo de impressão são bastante autoexplicativos. A impressão a jato de tinta é apenas pulverizar (ou jatear) pequenas gotas de tinta em uma folha de papel para dar uma imagem.

Elas geralmente usam toneladas de pequenos jatos para atirar tinta no papel ou em qualquer material no qual estão imprimindo.

Impressora a laser

As impressoras a laser funcionam de maneira diferente das impressoras a jato de tinta e são uma opção melhor para impressão de escala em massa.

Elas têm um método semelhante de trabalho como fotocopiadoras, o que as torna uma boa opção para impressoras multifuncionais.

Essencialmente, o modo como uma impressora a laser funciona é quase o mesmo que uma fotocopiadora. Quando você coloca uma página com a face para baixo em uma fotocopiadora, uma luz brilhante pisca e você tem uma duplicata, certo?

Bem, a luz reflete no tambor da impressora e a eletricidade estática é usada para ajudar as partículas de tinta a grudarem no próprio tambor, que é impresso no papel.

É o mesmo que ocorre com uma impressora a laser, exceto que uma impressora a laser usa um laser para desenhar a imagem com base no que estiver no seu computador.

Impressora LED

Geralmente, as impressoras LED funcionam de maneira muito semelhante uma à outra. É por isso que quando você os vê à venda, elas geralmente são agrupados no mesmo suporte.

É claro que a diferença gritante entre as suas é o fato de as impressoras a laser usarem um laser, enquanto as impressoras de LED emitem um raio de luz que queima uma imagem de uma maneira diferente.

Além das diferentes ferramentas, o método usado pelos dois tipos de impressora é muito semelhante.

A principal pergunta que as pessoas fazem sobre as impressoras LED é se elas são tão boas quanto as impressoras a laser. A resposta correta é que, geralmente, elas são melhores em custos operacionais, mas as impressoras a laser ainda oferecem uma imagem de melhor qualidade.

Impressora de sublimação de tinta

Já se perguntou como elas imprimem cartões de identificação ou camisetas? Bem, para isso, elas usam uma impressora de sublimação de tinta.

Trata-se essencialmente de uma impressora de computador, geralmente maior que uma impressora comum para atender às necessidades, que transfere o corante para vários materiais diferentes (plástico, algodão etc.) por meio de um método de aquecimento e corante.

Esse tipo de método, geralmente, é usado para coisas como cartões de identificação, porque torna a imagem menos vulnerável a arranhões e geralmente mais duradoura.

Esse tipo de impressora costuma ser tão grande quanto uma impressora 3D grande porte.

Impressora térmica

As impressoras térmicas ainda são comumente usadas hoje em dia, mas você não as encontrará muito se estiver procurando algo para sua casa.

Elas, geralmente, são usadas ​​para recibos, como recibos em caixas eletrônicos. Por quê? Bem, porque são mais rápidas e consomem muito menos energia do que uma impressora comum. Portanto, por conveniência, são uma opção muito melhor.

Elas trabalham usando um papel termossensível especial e essencialmente imprimem no papel por meio de uma fonte de calor que altera a imagem, queimando a impressão no papel.

Mas enfim, caso não queira recorrer a uma dessa impressoras para o seu negócio, sempre é possível recorrer a uma boa gráfica. Pense nisso e bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *