Você sabe o que é e para quê serve o ribbon?

Para quem lida constantemente com impressoras, o produto pode ser bem conhecido, mas para aqueles que acabaram de comprar um impressora do tipo térmica, o ribbon pode ser um termo ainda bastante desconhecido.

O ribbon ou ribom, assim como o toner, é um suprimento de impressão; entretanto, o ribbon é usado exclusivamente em impressoras térmicas.

O ribbon também é conhecido como fita de transparência térmica (Thermal Transfer Ribbon), que é basicamente uma película constituída de plástico revestido com tinta.

Esta que ao sofrer aquecimento, transfere as informações para o papel, processo que é conhecido como termo transferência.

O ribbon é considerado um produto muito eficiente, econômico e vantajoso, pois pode ser empregado em diversos tipos de papéis, para impressão de códigos de barras, logotipos, etiquetas, entre outros elementos gráficos.

Há diversos tipos de fitas térmicas no mercado, que podem ser revestidas por diferentes componentes, tais como: resina, cera, misto, entre outras. A seguir conheça mais sobre cada tipo de ribbon disponibilizado no mercado.

Características e tipos de ribbon

Como citado, o ribbon é uma fita imprescindível para o funcionamento de uma impressora térmica, porém, cada modelo corresponde a um determinado tipo de impressão.

Portanto, para ter um material de qualidade, é importante que saber detalhadamente para que serve cada uma delas.

E desta maneira, escolher a fita correta para uma perfeita aderência e durabilidade da impressão. Veja a seguir os tipos mais comuns e suas principais características:

Ribbon de cera

Considerado um material bastante frágil, a fita confeccionada em cera, o ribbon de cera, é indicada para impressões principalmente de etiquetas, códigos de barras, entre outras superfícies que não possuem contato com a imagem.

Este material é muito utilizado por setores da área comercial, como supermercado e também por setores industriais nas áreas farmacêutica e nutricional.

Benefícios da fita de cera

O ribbon cera não exige altas temperaturas para impressão, sendo, portanto, uma fita que proporciona maior economia energética, prolongando a vida-útil da impressora térmica. Além disso, a fita possui baixo custo.

Ribbon de resina

Este tipo de fita, o ribbon de resina, é constituído por componentes derivados do plástico, como polipropileno, polietileno, poliéster, entre outros.

O material é utilizado para a impressão de etiquetas, para uso em locais de grande variação de temperatura, tanto altas quanto baixas (temperatura de congelamento).

Este material é apropriado para a confecção de etiquetas para indústrias frigoríficas, automotiva, médico-hospitalar, entre outros tipos para o setor industrial.

Benefícios da fita de resina

A principal vantagem do ribbon resina, é a sua alta resistência a diferentes temperaturas e a substâncias corrosivas, como produtos de limpeza, fluidos ácidos.

Além disso, a fita adere muito bem em materiais como filmes ou derivados. Outro benefício é a alta durabilidade da impressão.

Ribbon misto

Este tipo de fita, é uma mistura entre os componentes do material em resina e entre os elementos da fita de cera, fabricada com aproximadamente 50% de resina.

A fita mista possui qualidade intermediária, ou seja, não oferece tanta resistência e durabilidade como o material em resina.

Mas, a qualidade de impressão da fita mista, é superior ao do material confeccionado com cera e é indicada para impressão de etiquetas, para as mais diversas finalidades (aviso, rótulos, componentes, entre outros).

O ribbon misto possui resistência considerada média, capaz de suportar contato com líquidos e mais qualidade de impressão do que a fita de cera. Oferece durabilidade e maior nitidez na impressão.

Seu custo não é elevado em comparação com o ribbon de resina. Entretanto, o valor é superior ao da fita de cera, tendo também qualidade superior à da fita de cera.

Independentemente da modalidade, o ribbon é sem dúvida um material seguro, que proporciona qualidade de impressão e economia, se utilizada de forma adequada.

Ribbon, uma alternativa sustentável

Ao adquirir a fita térmica, seja qual for o tipo, é importante verificar se o fornecedor ou estabelecimento comercializa o material de forma responsável.

Ou seja, somente disponibiliza materiais certificados, que garantem menos impactos ao meio ambiente. Portanto, sempre escolha marcas e modelos de ribbon, que possuam cuidado com as questões ambientais e de sustentabilidade.

Estas livres de qualquer tipo de solvente. Para ter certeza sobre a qualidade do ribbon e se ele está em conformidade com as disposições ambientais, verifique se a mesma possui o selo ISO 14001, entre outras certificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *